O histórico veleiro, Touché Super, se despede do Brasil na Copa Suzuki Jimny

 

 

www.nautica.com.br/ assessoria de imprensa

Foto: Edu Grigaitis/Balaio
O veleiro de 46 pés segue para o Mundial de  Ancona em 2013

A Copa Suzuki Jimny terá em sua quarta etapa do circuito um momento histórico, a despedida do barco Tomgape, conhecido como Touché Super, que vai para a Itália disputar o Mundial de Ancona. O veleiro dominou o cenário da classe ORC nas principais competições da modalidade e fará as últimas regatas no país nos dias 24 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro.

Depois da disputa, que será em Ilhabela (SP), a tripulação de Ernesto Breda parte para o Mundial da Categoria. A embarcação, um Botin & Carkeek de 46 pés, fecha o seu ciclo com três títulos do Circuito Rio, três Campeonatos Brasileiros, três edições da Rolex Ilhabela Sailing Week e outras conquistas em Florianópolis, Búzios e Buenos Aires/Punta Del Leste.


Ernesto Breda, que parte navegando para a Itália em fevereiro, elogiou a organização da Copa Suzuki Jimny e ressalta que o evento faz parte da história do Touché. “Foi um grande campeonato, um dos melhores que corremos, com todos juntos na classificação geral da ORC. Foi bom demais. Disputaremos o Mundial de 21 a 29 de junho, na Itália e, no dia 30 de junho de 2013, a trajetória do Touché será encerrada”.


“Vamos usar as regatas para testar a otimização do barco para o Mundial de Ancona. Temos mestra quadrada e genôas novas. Ainda faltam uma genôa e um balão, que devem ser instaladas ainda neste ano. O barco ainda vai passar por uma remedição completa das velas e, por isso, não vamos pontuar. Vamos testar as rotinas de jibe e as novas funções de cada um. Enfim, teremos muito trabalho de regulagens testes nesta fase”, explica Ernesto.