Match Race Brasil chega aos 10 anos aliando tradição e evolução


www.nautica.com.br/ Assessoria de Imprensa

Foto: Match Race Brasil
Match Race Brasil foi inspirada em uma competição de 150 anos de existência

A tradicional competição barco contra barco, o Match Race Brasil, chega à décima edição em 2012, reunindo equipes e velejadores conceituados como Torben Grael, Bruno Prada e Maurício Santa Cruz, que disputam as regata na Baía de Guanabara entre os dias 9 e 11 de novembro. O Iate Clube do Rio de Janeiro será o anfitrião das provas e para deixar o evento mais acirrado os veleiros serão iguais para todos os participantes, um Beneteau First 40.7.

Alan Adler, campeão mundial de Star, CEO da IMX e um dos pais do Match Race no Brasil, afirma que a competição mudou a vela nacional, relata que “com a chegada do evento, o sonho de muitos atletas se tornou realidade: novas técnicas de regata, mais profissionalismo e, em 2005, a cereja do bolo chamada Brasil 1, barco 100 por cento nacional na Regata Volta ao Mundo, a Volvo Ocean Race”.


As regatas são curtas, em torno de 20 minutos, entre as boias e quem cruzar na frente é o vencedor. A inspiração veio do evento de vela mais tradicional do mundo, a America’s Cup, com mais de 150 anos de existência. Torben Grael, um dos maiores velejadores da história, já chegou a dominar as disputas e com o tempo, outras feras participaram da modalidade, como Robert Scheidt, Eduardo Penido, Marcos Soares, Lars Grael, Bruno Prada, André ‘Bocheca’ Fonseca, Joca Signorini, Horácio Carabelli, Fernanda Oliveira e Isabel Swan.

Os times são formados pelo capitão e mais sete tripulantes, e a única exigência é a presença de uma mulher entre os tripulantes. A equipe vencedora levará R$ 23 mil em dinheiro, além de conquistar a posse do troféu Roger Wright.