Primeiro dia da etapa francesa é cancelado por mau tempo

Fonte: Excom

“No limite e além dele” – essa foi a descrição do diretor de corridas do Extreme Sailing Series, Phil Lawrence, a respeito das condições do tempo em Nice no primeiro dia de corridas da etapa, o que resultou no cancelamento das corridas do dia.

A previsão do tempo para hoje era entre 14 e 17 nós, mas a Riviera Francesa foi além, com ventos de, em média, 25 nós, chegando a até 30 no final do dia. A combinação com a maré alta e ondas fortes ocasionou que os barcos saíssem de suas rotas, fazendo-os manter um grande esforço para deixar os catamarãs em pé.

extremmm1

Pouco depois da frota deixar o cais, o director de dorrida Phil Lawrence pediu adiamento de uma hora do início corrida, mas as condições do vento não mostraram nenhum sinal de melhora, o que resultou no cancelamento. Foi apenas a segunda vez nos seis anos de história do Extreme Sailing Series que uma corrida foi cancelada; a última foi em Cowes, Reino Unido, em 2011. Phil Lawrence explicou que quando chegaram ao local, já havia ventos de 20 nós que chegaram até 30 nós no momento da corrida. “Nós adicionamos sessões no sábado de manhã e domingo para não prejudicar os pontos em jogo", disse.

extremmm2

 

Bicampeão olímpico Roman Hagara, da Red Bull Sailing Team, é conhecido por ser um bom competidor em condições extremas, mas, até mesmo para ele, o dia estava além do limite. O time local Team Extreme Ville de Nice também foi outra vítima das condições do tempo, como explicou o capitão Erik Maris. "Fizemos alguns treinos com ventos e ondas como as de hoje, mas não seria muito sábio competir nessas condições. Nós, normalmente, não vemos estas condições em Nice. Espero que amanhã seja um pouco mais tranquilo”, comenta.

extremmm3

A outra equipe francesa, Groupe Edmond de Rothschild, ganhou essa etapa no ano passado, mas, como capitão Pierre Pennec disse, as condições distintas das de 2011. "No ano passado, o vento era muito brando - completamente diferente do de hoje - e nos saímos muito bem. Acho que foi a decisão mais acertada cancelar as corridas hoje", concorda Pennec.

Os capitães foram recebidos hoje pelo prefeito da cidade, Christian Estrosi, e apresentado para a imprensa local e internacional na coletiva oficial do evento. Mais três dias de corrida estão previstos para o Extreme Sailing Series, em Nice. Os fãs online podem acompanhar tudo no site oficial do evento (www.extremesailingseries.com) e verificar os comentários de especialistas.