Maior regata do mundo reune 1.737 veleiros

Fonte: Almanáutica

A 44ª edição da Barcolana, a maior regata do mundo, foi realizada no dia 14 em Trieste, no nordeste da Itália, no Mar Adriático. Este ano ela contou com nada menos que 1.737 veleiros.


Apesar dos ventos fracos – os menores registrados nos últimos 10 anos – o veleiro Esimit Europa 2 em primeiro com quase 4 horas (3h57’57’’). No ano passado o Esimit – um maxi comandado pelo skipper alemão Jochen Schümann – levou menos de uma hora para completar o percurso. Em segundo lugar ficou o maxi Jena. “Esta edição foi muito diferente, com o ventos muito fracos. Foi uma regata tática muito difícil. Navegamos no limite e só conseguimos registrar 7 nós de velocidade” comentou Jochen.


Um fraquíssimo vento SE levou a enorme frota de 1.737 veleiros em direção à linha de chegada. Quase todos. Na classificação apenas dez veleiros cruzaram a linha de chegada dentro do tempo, mas o regulamente do evento garantiu a classificação de 58 barcos que cruzaram um dos “gates” dentro do tempo limite. Site oficial da regata aqui.