Santa Catarina representa o Brasil no salão náutico de Gênova, na Itália

 

A Associação Catarinense de Marinas (Acatmar) integra delegação catarinense e vai mostrar no evento iniciativas para o incremento da atividade no sul do país

Da  assessoria André Seben

A Acatmar (Associação Catarinense de Marinas) participa nesta semana do 52º Salão Náutico Internacional, em Gênova, na Itália. O presidente da entidade, Leandro “Mané” Ferrari, vai palestrar a convite de Pietro Celi, ministro do Desenvolvimento Econômico daquele país, e da União Italiana de Estaleiros, Indústrias Náuticas e Afins (Ucina). Ele integra delegação catarinense coordenada pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Valdir Cobalchini, e pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, José Carlos Rauen. Eles embarcaram na última segunda-feira (8) para participar do seminário no evento que vai apresentar os potenciais econômicos e turísticos do estado.

Na ocasião, Ferrari vai mostrar a representantes do setor em todo o mundo as iniciativas da Acatmar para incrementar a atividade no litoral catarinense e, consequentemente, em toda a costa brasileira. “Queremos abordar a força do nosso associativismo e, assim, trazermos investimentos”, afirma Ferrari, que também vai mostrar aos presentes parcerias adotadas que já começam a dar resultados.

Não faltam exemplos para mostrar. Em 2012, a Acatmar, juntamente com a Associação Horizontes, lançou o projeto Horizonte Velas, que capacita jovens carentes da Grande Florianópolis para o trabalho na indústria náutica. “A falta de mão de obra qualificada é um dos entraves de nossa produção. Até o final do ano teremos 50 alunos formados e prontos para o mercado de trabalho”, explica Ferrari.

Outra importante iniciativa é a parceira com o Sebrae/SC e o Governo de Santa Catarina. A ideia é criar o Polo Setorial Náutico do Litoral Catarinense, que pauta o atendimento a cerca de 50 empresas da cadeia produtiva do setor. “Teremos consultorias para melhoria de processos e produtos, contando com a participação de profissionais e entidades tecnológicas credenciados ao Sebrae/SC”, afirma Roberto Tavares, coordenador do Núcleo da Indústria do Sebrae/SC.