Alex Araújo tenta recorde mundial de remada em mar aberto com Stand Up Paddle

Fonte: Mar Aberto

Neste sábado, o atleta Alex Araújo, de 37 anos, sairá do Iate Clube de Fortaleza (Av. Abolição, 4813 – Mucuripe) com o obejtivo de entrar no Guinness World Records. Para isso, ele remará em cima de uma prancha de stand-up a distância de 310 km entre as cidades de Fortaleza e Jericoacoara, em mar aberto. A previsão é cumprir a prova em 30 horas sem parar.


- Pesquisei na internet e observei que a maioria dos recordes em remada non stop é feita em rios e canais. Também não vi nenhum registro oficial no Guinness World Records em mar aberto. Com isso fiz minha inscrição na esperança desse feito inédito ser reconhecido - diz Araújo que se recuperou de uma infecção.

- O desafio estava programado para o sábado passado, mas, uma gripe acompanhada de uma infecção de garganta me debilitou - acrescenta.

Agora, com a saúde restabelecida, o foco é encarar o vento e superar os desafios oceânicos.
- As condições do mar no Ceará, nesta época do ano, não são fáceis. Os ventos ultrapassam os 60 km/h e as ondas ficam muito revoltas em alto mar, exigindo um alto nível técnico e experiência em navegação, pois na maior parte do percurso não é possível avistar a costa - relata o atleta.

Nos últimos dias, Alex Araújo se reuniu com o capitão e o mestre da embarcação para juntos definirem o percurso.
- A ideia é navegar uns quatro quilômetros da costa para pegar a melhor condição de vento e ondas e tentar navegar na velocidade média de 9,5 km/h. Há três semanas venho monitorando a previsão e, em função das condições não favoráveis, tenho adiado a largada. Quando vi a previsão para este final de semana, minha espera não foi em vão, teremos ondas acima de 2 metros com períodos de 10 segundos e ventos de 50 kmph.

Títulos

Alex Araújo já tem em seu currículo um recorde de remada de 52 km entre Fortaleza e Iguape. Além disso, ele é o atual vice-campeão brasileiro de SUP RACE da ABSUP (Associação Brasileira de Stand-up) e atual campeão do circuito da CBS (Confederação Brasileira de Surf).