Vento nordeste soprou forte na quinta etapa da Copa Veleiros da Ilha, em Florianópolis

Fonte: ICSC

O Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC-VI) realizou no último sábado a Regata Arquipélago, válida pela 5ª etapa da Copa Veleiros da Ilha 2012.

Uma regata cheia de surpresas, devido aos fortes ventos, que sopraram numa média de 20 nós. Estavam inscritas 18 embarcações, mas somente 15 largaram. O Kiron, Kaikias e Bruxo tiveram problemas e abandonaram a prova.


O percurso foi diferenciado. Para os ORC, C30, RGS A e B o trajeto foi de 26,09 milhas, largando nas proximidades do trapiche da Beira Mar Norte, indo até a Ilha do Francês, passando pelo Mangrulho e Ratones Grande e retornando para as proximidades do Forte Sant’Ana, onde foi a chegada. Para os RGS Cruzeiro e Proa Rasa o trajeto foi menor, totalizando 13,26 milhas, até a Ilha do Ratones Grande, retornado pelo Mangrulho até a linha de chegada.

Em terra os velejadores foram recebidos com boa música, churrasco e 100 litros de chopp, enquanto aguardavam a cerimônia de premiação da competição. O primeiro barco a cruzar a linha de chegada foi o Carino/RGS Cruzeiro, com 3h13m26s de prova/ tempo real e o último foi o Bom Abrigo/RGS B, que chegou com 6h09m48s.

A próxima etapa, a Regata Marejada foi transferida para o dia 13 de outubro.

Confira a classificação final:

ORC:
1º Kiron / DNF
C 30:
1º Corta Vento
2º Kaikias / DNF

RGS A:
1º Plâncton
2º Revanche
3º Bruxo / DNF

RGS B:
1º Açores II
2º Nemo
3º Bom Abrigo

RGS Cruzeiro:
1º Cairu II
2º Carino
3º Terral
4º Longitude / DNS
5º Klymmp / DNS
6º Misto Quente / DNS

Proa Rasa:
1º Nina II
2º Maskote
3º Parangolé