Londres/2012: Equipe Brasileira de Vela finaliza Olimpíada com medalha e três finais

 

Bronze de Robert Scheidt e Bruno Prada na Star foi a 17ª conquista da modalidade na história dos Jogos. Atletas já focam em 2016 no Rio de Janeiro

Por ZDL Comunicação

São Paulo (SP) - A Equipe Brasileira de Vela finalizou nesta sexta-feira (10) a participação nos Jogos Olímpicos de Londres/2012 com uma medalha e três finais, a chamada Medal Race. As últimas brasileiras na raia de Weymouth foram Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que ficaram na sexta colocação geral. O bronze da classe Star de Robert Scheidt e Bruno Prada foi o 17º pódio da modalidade na história. Outro atleta que participou da regata decisiva foi Ricardo ‘Bimba’ Winicki, na RS:X. O objetivo dos nove velejadores que representaram o País nesta edição dos Jogos é voltar em 2016, quando o maior evento esportivo do planeta será disputado no Rio de Janeiro.

RBdr1729B



"Em breve vamos definir se iremos continuar na Star ou tomar rumos diferentes. Existem algumas possibilidades caso a nossa classe seja realmente excluída da Olimpíada de 2016", conta Bruno Prada, medalhista de bronze ao lado Robert Scheidt.


"O retrospecto nos eventos neste último ano e as condições proporcionadas na preparação indicavam que poderíamos atingir uma meta um pouco melhor. Poderíamos ter feito cinco finais. O time sabia que seria difícil,mas todos estavam bem preparados. Aproveito para agradecer a todos os membros da Equipe Brasileira de Vela pelo trabalho realizado com muita dedicação e profissionalismo; ao Bradesco e ao Comitê Olímpico Brasileiro, que foram fundamentais para que este ciclo tivesse excelentes condições de preparação", conta Ricardo Baggio, superintendente da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).

RBdr1729B


Sexto na 470 -
As brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan entraram para a regata final da classe 470 com chances de conquistar a medalha de bronze. Porém, as gaúchas não largaram bem e finalizaram na sétima posição, somando mais 14 pontos. A prova foi disputada com média de 6 nós de vento e 18 graus de temperatura. Para sair com o terceiro lugar, as atletas precisavam terminar cinco posições à frente das holandesas Lisa Westerhof e Lobke Berkhout e três das francesas Camile Lecointre e Mathilde Geron, o que não ocorreu. As holandesas ficaram com o bronze, depois de fecharem a prova em sexto e as italianas, com o segundo lugar nesta sexta-feira, roubaram o quinto lugar que era das brasileiras até o final da fase classificatória. A medalha de ouro foi para as neozelandesas Jo Aleh e Olivia Powrie e a prata para as britânicas Hannah Mills e Saskia Clark.

As outras classes -
Outros dois barcos nacionais também foram à Medal Race na Olimpíada de 2012. Robert Scheidt e Bruno Prada levaram a medalha de bronze na classe Star. Robert se tornou o maior medalhista da história brasileira nos Jogos, com cinco pódios consecutivos. Ricardo ‘Bimba’ Winicki ficou em nono na RS:X e também esteve presente na prova que valia pontuação dobrada.

Nas demais classes, o Brasil não conseguiu levar atletas à regata da medalha. Na Laser, Bruno Fontes ficou na 13ª posição e na Laser Radial, Adriana Kostiw fechou o campeonato em 25º. Na Finn, Jorge Zarif foi o 19º e Patrícia Freitas terminou na 13ª colocação na RS:X. O País não teve representantes no 49er, 470 masculino e Match Race


Confira os pódios da vela em Weymouth (falta o resultado do match race, que termina neste domingo (12):


Star

Ouro - Fredrik Loof/Max Salminen (Suécia)
Prata - Iain Percy/Andrew Simpson (Grã-Bretanha)
Bronze - Robert Scheidt/Bruno Prada (Brasil)


470 Feminino

Ouro - Jo Aleh/Olivia Powrie (Nova Zelândia)
Prata - Hannah Mills/Saskia Clark (Grã-Bretanha)
Bronze - Lisa Westerhof/Lobke Berkhout (Holanda)
6º lugar - Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (Brasil)


470 Masculino

Ouro - Mathew Belcher/Malcolm Page (Austrália)
Prata - Luke Patience/Stuart Bithell (Grã-Bretanha)
Bronze - Lucas Calabrese/Juan de la Fuente (Argentina)

Laser

Ouro - Tom Slingsby (Austrália)
Prata - Pavlos Kontides (Chipre)
Bronze - Rasmus Myrgren (Suécia)
13º lugar - Bruno Fontes (Brasil)


Laser Radial

Ouro - Lijia Xu (China)
Prata - Marit Bouwmeester (Holanda)
Bronze - Evi Van Acker (Bélgica)
25º lugar - Adriana Kostiw (Brasil)


Finn

Ouro - Ben Ainslie (Grã-Bretanha)
Prata - Jonas Hogh-Christensen (Dinamarca)
Bronze - Jonathan Lobert (França)
19º lugar - Jorge Zarif (Brasil)


RS:X Masculino

Ouro - Dorian Van Rijsselberge (Holanda)
Prata - Nick Dempsey (Grã-Bretanha)
Bronze - Przemyslaw Miarczynsk (Polônia)
9º lugar - Ricardo ‘Bimba’ Winicki (Brasil)


RS:X Feminino

Ouro - Marina Alabau (Espanha)
Prata - Tuuli Petäjä (Finlândia)
Bronze - Zofia Noceti-Klepacka (Polônia)
13º lugar - Patrícia Freitas (Brasil)


49er

Ouro - Nathan Outteridge/ Iain Jensen (Austrália)
Prata - Peter Burling/Blair Tuke (Nova Zelândia)
Bronze - Allan Norregaard/Peter Lang (Dinamarca)

Mais atletas desembarcam -
Os mais jovens da equipe, Jorge Zarif (Finn) e Patrícia Freitas (RS:X), saem neste sábado (11) de Londres e chegam em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, no dia seguinte. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que ficaram em sexto na 470, ficam na Inglaterra até domingo (12) e retornam a Porto Alegre (RS) no dia seguinte. O último a chegar será Robert Scheidt, que participará da cerimônia de encerramento da Olimpíada. O maior medalhista olímpico do Brasil desembarca em São Paulo na terça-feira (14).

Preparação ideal para os Jogos -
A preparação da equipe brasileira de vela para Londres foi a melhor já feita para Jogos Olímpicos. Com o patrocínio do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e a parceria com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) montou um calendário ideal para cada membro do grupo, aproveitou a área de Ciência do Esporte do COB para mapear as necessidades de cada atleta e montou uma equipe multidisciplinar para que nada faltasse aos velejadores.

A Confederação Brasileira de Vela e Motor tem o patrocínio do Bradesco por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, e apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Travel Ace.