Aulas práticas passam a ser obrigatórias para a habilitação de navegadores amadores

Fonte: Revista Náutica Online

As mudanças nas normas que regem a habilitação da categoria de amadores para condução de embarcações de esporte e recreio entraram em vigor no começo deste mês de julho. Com as novas regras, aqueles com interesse em pilotar embarcações devem receber também aulas práticas – e não somente teóricas, como antes – para obter a Carteira de Habilitação de Amador (CHA). O interessado deverá apresentar declaração de entidade (como marinas, escolas ou clubes náuticos) devidamente cadastrada junto à Marinha, que comprove carga horária de pelo menos dez horas de embarque acompanhado de pessoal qualificado. “A necessidade de aulas práticas é fundamental e demorou a ser implantada. Imagine se motoristas de automóveis fossem às ruas sem jamais terem dirigido antes”, ressalta Roald Andretta, consultor técnico da Revista Pesca Esportiva e também de cursos náuticos da empresa paranaense Loba do Mar.



Roald ressalta que o aumento no número de acidentes náuticos – principalmente envolvendo motos aquáticas, ou seja, os jet skis – foi um dos fatores fundamentais que levaram a Marinha a fazer as alterações nas regras. Por conta disso, outra novidade foi implantada: a criação da categoria motonauta (MTA), que habilita a condução de jet skis nos limites da navegação interior. Para essa categoria também existe a necessidade de comprovar a participação nas aulas práticas – neste caso, de no mínimo quatro horas.

O propósito é fornecer noções básicas de operação da embarcação para proporcionar segurança a condutores, banhistas e demais envolvidos no tráfego aquático. Portanto, a partir de julho, os habilitados nas categorias capitão-amador (CPA), mestre-amador (MSA) e Arrais-Amador (ARA) que tiverem interesse em conduzir jet-skis também deverão obter a licença MTA. Para quem já possui habilitação (expedida antes das novas regras), será preciso obter a MTA somente na renovação do documento, caso haja interesse em continuar a pilotar os “jets”.