Bimba deve se despedir da vela neste ano

Fonte: Antônio Alonso, blog Sobre as Águas

Ricardo Winicki, o Bimba, é o melhor windsurfista olímpico do Brasil há décadas. Ele estourou internacionalmente em 1997, quando venceu o Mundial da Juventude, no Japão. Até então, o único campeão do Mundial da Juventude brasileiro era Robert Scheidt (em 1991). No ano seguinte, Bimba novamente venceu a competição e é, até hoje, o único brasileiro com dois títulos da Juventude. Ele foi campeão do Mundo, em 2007, vice-mundial em 2002 e 2005, venceu 3 Pans e 5 Sul-americanos e é imbatível em águas nacionais, com um total de 14 títulos. Bimba também se adaptou muito bem à mudança de prancha, da Mistral, com a qual venceu seus primeiros mundiais de categoria, para a atual RS:X, que está em vias de extinção.


A Federação Internacional de Vela, a Isaf decidiu que, o windsurf não fará parte do programa aa Olimpíada do Rio 2016, em seu lugar entra o kitesurf. A decisão é definitiva... até que provem o contrário. No encontro anual da Isaf, em novembro deste ano, muita gente vai trabalhar para reverter essa mudança. Ímpossível saber ainda qual será o resultado. Mas Bimba já admitiu que, se a prancha sair mesmo, ele vai tentar a classificação no kitesurf.

Todos os títulos da carreira de Bimba, incluindo o Mundial de 2007, não apagam o fiasco que marcou sua carreira em 2004, na Olimpíada de Atenas. Bimba foi para o último dia muito perto do ouro, e com a prata praticamente garantida. Para perder o bronze então, ele teria que chegar 14 posições atrás do britânico Nick Dempsey. Adivinha o que aconteceu? Isso mesmo, Bimba, que dominou a competição até então, chegou em 15º, e o tal Nick Dempsey ganhou a regata.

Hoje Bimba diz que entrou muito tranquilo na água, que achou que era só completar a regata e que a medalha estaria garantida. "Quarto lugar em uma Olimpíada é um excelente resultado". Eu continuo achando que houve um erro de estratégia, que foi tentar marcar os adversários em vez de correr a regata, como vinha fazendo. O atual treinador do Bimba, Fernando Pasqualin, refuta essa minha visão.

Hoje veterano, Bimba continua andando entre os melhores do mundo e em vários eventos fica na zona de medalha. Bimba tem chances reais de ir ao pódio em Weymouth, só não está mais com aquela bola toda que tinha em 2003 e 2007.

Entre os favoritos estão o francês Julien Bontemps (campeão Mundial este ano), o holandês Dorian Van Rijsselberge (campeão mundial de 2011) e o polonês Przemyslaw Miarczynski. Bimba corre por fora. A RS:X estreia dia 31 de julho, às 8h e termina com a Medal Race na outra terça, 7 de agosto.