Classe Carabelli 30 estréia na Rolex Ilhabela Sailing Week

 

Por ZDL Comunicação

Assim como a S40 e a HPE, a Carabelli 30 é mais uma aposta de barco de desempenho para oceano. A estreia mundial da classe foi no final do ano passado no Yacht Club de Ilhabela, com dois barcos, e agora a Rolex Ilhabela Sailing Week será a primeira competição em que os seis veleiros já produzidos se enfrentarão. Desenhado por um dos maiores nomes da vela mundial, Horácio Carabelli, o veleiro une velocidade e custo benefício. O peso é de 1900 quilos e pode receber seis velejadores (timoneiro, tático, dois trimmers, proeiro e secretaria) somando 500 quilos.

barracudaB


Nas regatas em Ilhabela estarão presentes os veleiros: Loyal TNT (Marcelo Massa), Barracuda Matrix(Humberto Diniz Silva) e +Realizado (José Luis Apud), representando São Paulo e Katana Energia(Fábio Filippon), Kaikias(Tarcísio Matos) e Corta Vento (Carlos Augusto de Matos) de Santa Catarina. "É impossível ter previsão de resultados em um one-design. Vence quem veleja melhor e erra menos. A ideia é treinar e evoluir nas provas", revela o presidente da classe, Tarcísio Matos.


Na avaliação dos velejadores, o C30 é um barco com desempenho diferenciado, muito rápido comparado com os atuais. Estão presentes modernidade, tecnologia e inovação, além de ser robusto e seguro.


Juízes na água -
Como no ano passado, a Rolex Ilhabela Sailing Week terá julgamentos de protestos dentro da água com árbitros credenciados pela ISAF e liderados por Nelson Ilha, que irá para sua quinta Olimpíada em Londres. O mesmo processo também é aplicado nas principais competições pelo mundo como America´s Cup e Match Race.

Serão 10 juízes treinados pela ISAF. O grupo de árbitros acompanhará as regatas de perto e julgará os pedidos de protesto na hora, evitando assim as definições no Yacht Club de Ilhabela. "Com este sistema nenhum protesto fica para ser definido em terra e o resultado sai na hora. Isso agiliza a competição", conta Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas da Rolex Ilhabela Sailing Week. As classes HPE25, C30 e S40 terão julgamento na água. Já as que precisam de rating, como ORC e RGS seguem com o mesmo processo, ou seja, o julgamento dos protestos após as regatas, em terra.


Programação da Rolex Ilhabela Sailing Week:


5/7 - 10h às 22h - Inscrições no YCI


6/7 - 9h às 23h - Inscrições no YCI

20h - Abertura oficial

7/7 - 9h às 23h - Inscrições no YCI


8/7 - 9h30 - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil (S-40, C-30, ORC 500-600-650 e BRA-RGS A - B Cruiser)

9h45 - Regata Renato Frankenthal (HPE)
10h - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste (ORC 700, BRA-RGS C e M 24,5)

9/7 - Dia livre


10/7 - 12h - Regatas para todas as classes

18h - Premiações Fita-Azul

11/7 - 12h - Regatas de percurso médio para todas as classes

17h30 - Confraternização

12/7 - 12h - Regatas para todas as classes

17h - Confraternização

13/7 - 12h - Regatas para todas as classes

17h - Confraternização
18h - Palestra: "O estado do nosso oceano", por Philippe Cousteau Jr
19h - Premiação do Campeonato Sul-Americano S 40 e ORC
19h - Premiação do Campeonato Brasileiro e Campeonato das Classes RGS, C30 e M24,5

14/7 - 12h - Regatas para todas as classes

17h - Confraternização
19h30 - Primeira Premiação dos vencedores da Rolex Ilhabela Sailing Week
21h - Segunda Premiação dos vencedores da Rolex Ilhabela Sailing Week

Estrada interditada -
Os velejadores que utilizarem a Rodovia dos Tamoios (SP-099) devem ter atenção durante o trajeto até Ilhabela e no retorno. Em decorrência das obras de duplicação da estrada, a Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A - interditará totalmente o trecho entre os quilômetros 14 e 55 de terça a quinta-feira no horário das 12h às 14h. O período estimado para execução da obra é de 20 meses. A orientação da Dersa é programar os horários de viagem ao litoral norte. Mais informações pelo telefone 0800 055 5510.

Principal evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), das Classes ORC, S40, HPE25, C30 e BRA-RGS, e parcerias da Prefeitura Municipal de Ilhabela (PMI), do Yacht Club Argentino (YCA), e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).