Porto se prepara para dar boas vindas à quarta etapa do Extreme Sailing Series

 

Por ExCom William Saab

O Extreme Sailing Series está se preparando para estrear sua etapa portuguesa em apenas uma semana, com os melhore velejadores internacionais na lista competindo uns contra os outros exatamente no circuito que marca a metade da temporada 2012. Os esportistas correrão ao longo de quatro dias (5 a 8 de julho), com as provas em mar aberto sendo realizadas no tempestuoso oceano Atlântico seguidas pelas corridas em estádio no período da tarde.

Extporto1

Pela primeira vez o Extreme será sediado no famoso Rio Douro, que proporciona um anfiteatro natural perfeito para o stadium style e um excelente local para os espectadores, que serão recepcionados na Race Village localizada próximo à icônica ponte Luis I. A cidade montanhosa do Porto é uma das mais carismáticas da Europa. Nos últimos anos sofreu uma revitalização notável, o porto da cidade foi registrado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1996. A cidade é rica em história e tradição, conhecida também por suas estreitas ruelas medievais, igrejas barrocas e diversos monumentos destacados por arquitetos de renome. Também, é claro, pelo famoso Vinho do Porto.

GAC Pindar navegará sob comando do novo capitão no Extreme, o veterano Andrew Walsh  se junta à equipe britânica para substituir Ian Williams, já que este continua a sua defesa do título mundial no Match Tour Racing. Também se juntaram a GAC Pindar Kiwi Jonathan ‘Jono MacBeth’, bicampeão da Copa América e o único não-britânico a bordo. Walsh ou 'Walshy ", como ele é conhecido na vela, prevê um evento selvagem. "Tenho certeza que haverá alguns nervos à flor da pele na primeira corrida. Competir em Porto parece ser espetacular. Tem sempre um evento ao ano em que os ventos sopram de verdade e acredito que Porto será essa cidade”.

Extporto2

Ambas as equipes de Omã farão uma alteração em suas listas de tripulantes para Porto, cada uma escolhendo jovens marinheiros com aspirações de glória olímpica nos Jogos de 2016. Andy Maloney, de 21 anos, vai se juntar a Morgan Larson, na Oman Air, enquanto o marinheiro Bleddyn Mon, 19,  ​​irá juntar-se a Leigh McMillan no The Wave, Muscat.

O suíço Ernesto Bertarelli está de volta ao barco da Alinghi com sua tripulação normal depois de perder a terceira etapa em Istambul, enquanto Groupe Edmond de Rothschild vai ter uma nova cara. Arnaud Psarofaghis marinheiro que fez nome na vela com a Equipe de Energia AC45 se junta à equipe francesa.

Zoulou terá seu terceiro capitão, um dos mais experientes do mundo. Fred Le Peutrec tomará o lugar de Erik Maris para esta etapa. Le Peutrec tem uma infinidade de campanhas olímpicas e recordes mundiais ao seu nome, mais recentemente, quebrando o Jules Verne Apesar de sua experiência, Le Peutrec ainda está ansioso para o desafio de "redescobrir" o Extreme. "Desde 2008 não velejo um catamarã. Vou precisar redescobrir este barco e me concentrar nas táticas muito rapidamente"

Extreme Sailing Series 2012 Classificação após 3 etapas

Posição /Equipe/Pontos
1- The Wave, Muscat (OMA) 29 pontos
2- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) 25 pontos
3- Red Bull Sailing Team (AUT) 24 pontos
4- Oman Air (OMA) 23 pontos
5- GAC Pindar (GBR) 18 pontos
6- ZouLou (FRA) 13 pontos
7- SAP Extreme Sailing Team (DEN) 13 pontos
8- Alinghi (SUI) 11 pontos