Catamarã gigante escapa de acidente na America's Cup

Fonte: Blog Sobre as Águas

A equipe Emirates Team New Zealand escapou por pouco de um acidente grave nesta terça-feira. Durante uma regata treino da última etapa da America's Cup World Series (em Newport, EUA), eles acertaram um dos barcos que serve como boia. Por sorte, a colisão foi de raspão (reparem o guarda-mancebo amassado no barco amarelo) e os danos ao catamarã preto foram mínimos. Clique aqui para ver a foto maior.


A foto é impressionante. Dá para ver exatamente a preocupação do skipper Dean Barker, que olha sobre o casco para fazer o desvio milimétrico enquanto segura a cana de leme com a mão direita. Uma colisão em cheio ali poderia ter destruído o leme do barco preto e até provocado uma capotagem operação nada confortável para um 45 pés.

A America's Cup World Series é um "aquecimento" para a verdadeira America's Cup. Tudo aquilo que você já viu na America's Cup mudou para esta edição. Os barcos agora são catamarãs gigantescos. Na World Series, os times usam catamarãs menores, de "apenas" 45 pés (14 metros, na verdade são gigantes). Nas regatas pra valer, os barcos serão de 72 pés (22 metros). A ideia é fazer a competição mais impressionante que já se viu na história desse país... Ops, dessa copa, que caminha para seus 190 anos.