Empresa brasileira desenvolve técnica para reciclar composites

Fonte: blog Sobre as águas

Atualmente, qualquer barco de fibra que se preze leva composites (ou materiais compósitos) em sua construção. Esses materiais permitem que o barco fique muito mais leve sem prejuízo à resistência do casco ou do convés. A introdução dos composites representou uma revolução em termos de velocidade de construção e economia de peso nas embarcações. No entanto, eles trouxeram também um lastro pesado para o meio ambiente. As placas não eram recicláveis e, durante a construção, muitos dos pedaços utilizados iam para o lixo.


Uma empresa brasileira, a Barracuda Advanced Composites, desenvolveu uma técnica para usar esses pedaços em novas placas. É um recurso inteligente, prático e que mostra uma preocupação com o meio-ambiente que pode ser transferida a outros níveis da construção náutica e das novas tecnologias em geral.

Release: Em 2010 a Barracuda apresentou ao mercado de composites uma construção a partir de partes de placas de espuma de PVC Divinycell reutilizadas. Os pedaços que anteriormente tinham como destino o lixo passaram a ser utilizados para compor placas planas laminadas com fibra de vidro pelo método de infusão.

Para estimular os construtores, Jorge Nasseh - CEO da Barracuda Composites se dedicou a escrever um livro que ensina como produzir essas placas através do processo de infusão a vácuo e a aplicação do método Powerflex para embarcações, essa literatura que tem como título “Técnica e Prática de Laminação em Composites” ilustra o passo-a-passo dessa construção. Neste tipo de construção as chapas de material composto são produzidas a partir de sobras e todos os tipos de materiais para diversas aplicações e o resultado mecânico é exatamente semelhante aos produtos de origem primária.

Com o tema sustentabilidade em alta, nossos clientes aderiram esse novo produto. Essa resposta nos deu grande retorno que se fez necessário contratar uma mão de obra destinada para tratar desse reaproveitamento enquanto o restante da fábrica mantém a sua rotina.

Atualmente esses resíduos são aplicados em uma série de seguimentos: Náutica - Aproveitados no preenchimento de estruturas de pára-brisa, os painéis K-lite, principalmente para reformas de embarcações. Arquitetura – na adesão de painéis leves, resistentes a umidade e propagação de chama. Automobilística – nas estruturas interiores substituindo outros materi