Groupama e Telefónica duelam no Atlântico na oitava etapa da Volvo rumo à França

Da Redação da www.nautica.com.br

Foto: Amory Ross/PUMA Ocean Racing
Tempestade aguarda flotilha depois de Açores

A flotilha da oitava etapa da Volvo Ocean Race começa agora a reagrupar-se, à medida que o vento perde força na aproximação ao Arquipélago de Açores. Groupama e Telefónica lideram o grupo, num intenso duelo que provoca alternância constante de posições, chegando, inclusive a um empate técnico nesta manhã de terça-feira.

Em terceiro lugar, Puma segue próximo dos primeiros colocados, a 8,4 quilômetros do Groupama. Um pouco atrás, Camper e Abu Dhabi também se aproximam dos líderes e também protagonizam um match race entre eles, estando praticamente empatados. Mesmo o Team Sanya, em último lugar, mantém uma pequena distância, a menos de 30 quilômetros do primeiro colocado, e vem em boa velocidade, a 9,2 nós (16,5 km/h), sendo um dos mais rápidos da flotilha neste momento.


A região de Açores marca a divisão da prova, entre um primeiro trecho rápido e um segundo que deve complicar bastante a rotina a bordo. As próximas horas vão pôr à prova a habilidade das equipes para avançar com pouco vento, passar pela Ilha de São Miguel e se preparar para a forte tempestade que as espera na reta final a Lorient, na França, onde está a linha de chegada desta penúltima etapa da Volvo Ocean Race 2011-12.


Confira as posições às 13h (três horas a menos no Brasil):


1. Groupama Sailing Team, a 1260,9 milhas de Lorient

2. Team Telefónica, +2,10
3. Puma Ocean Racing powered by Berg, +4,70
4. Camper with Emirates Team New Zealand, +8,00
5. Abu Dhabi Ocean Racing, +8,10
6. Team Sanya, +16,60