Novo ponto do barco Cisne Branco causa controvérsia em Porto Alegre

Fonte: Zero Hora

Uns aprovam, outros não — o fato é que, depois de duas décadas, o barco turístico Cisne Branco vai mesmo mudar de lugar no próximo final de semana. A partir de sábado, os tradicionais passeios pelo Guaíba vão começar e terminar em outro ponto do Cais do Porto, em Porto Alegre — não mais no pórtico central, mas um pouco mais ao norte, perto do terminal do catamarã que faz a linha Capital-Guaíba.

A mudança foi definida na última sexta-feira, em um acordo entre a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), o Ministério Público Estadual e a proprietária da embarcação, Adriane Hilbig. No futuro, o ponto deverá mudar de novo, possivelmente para a Usina do Gasômetro — de onde já partem outros barcos turísticos, como o Noiva do Caí, o Porto Alegre 10 e o Caribe. Essa possibilidade agrada ao caminhoneiro Jorge Grilo, 46 anos, que aproveitou a tarde de ontem para passear pelo cais.

— No Gasômetro tem mais atrativos para quem está esperando o barco. Aqui, ou tu chegas na hora ou não tens o que fazer — argumenta Jorge Grilo.

Outros discordam. Um dos passageiros do Cisne Branco na tarde de ontem, o comerciário Rudolfo Lüders, 53 anos, já fez vários passeios no barco — inclusive antes de 1991, quando o barco ainda atracava na Doca Turística, na altura do atual Shopping DC Navegantes. Para ele, o ideal seria manter o barco no Cais do Porto.

— Aqui (no pórtico central) era um ponto fácil. Gasômetro não gosto, pela falta de segurança para os veículos. O estacionamento lá ainda não está bem policiado — opina Rudolfo, antes de começar o passeio das 15h.

Acostumado a recomendar a atração aos turistas que passam por sua van, o motorista Werner Volker, 46 anos, já perdeu a conta de quantas vezes embarcou no Cisne Branco. Ontem à tarde, levou um grupo de familiares para conhecer a viagem — e resumiu a expectativa quanto aos novos locais de embarque:

— Tem de ser um lugar com acesso para todos, turistas ou pessoas da cidade. E também tem de ser seguro.

Quando e como será a alteração

— A partir do próximo final de semana, o Cisne Branco deverá ficar provisoriamente atracado junto ao prédio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), perto do terminal do catamarã que faz a linha Capital-Guaíba, um pouco mais ao norte do ponto atual. Um novo atracadouro na Usina do Gasômetro deverá ser o destino definitivo do barco. Ainda não há prazo.

— O serviço seguirá funcionando, com passeios de terça-feira a domingo, às 15h. Para os demais horários (10h30min, 16h30min e 18h), que poderão sofrer alterações, é necessário um mínimo de 20 pagantes. A empresa garante que os eventos já agendados serão realizados, independentemente do ponto de embarque.

— O passeio especial do dia 13, Dia das Mães, às 10h30min, está confirmado.

— Informações pelo telefone (51) 3224-5222 e pelo site www.barcocisnebranco.com.br

Alguns motivos para a saída do tradicional ponto:

— Revitalização do Cais Mauá

— Empresa não tem contrato de arrendamento

— O fato de o espaço do pórtico e dos armazéns A e B ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan)