Velejador inglês Mark Golding fala dos preparativos para a Vendée Globe

Guilherme Kodja
Consultor Técnico da Revista Náutica
www.nautica.com.br

Foto: Divulgação
Velejador foi condecorado pela Rainha da Inglaterra

O experiente velejador inglês Mark Golding, condecorado pela Rainha da Inglaterra, visitou o Brasil e contou, na redação da Revista Náutica, em São Paulo, um pouco de suas experiências e sua preparação para a Vendée Globe, regata ao redor do mundo sem escalas e solo.

Em seu currículo, nada menos que cinco voltas ao redor do mundo, sendo quatro sem escalas e três sozinho. Com alguns recordes conquistados em suas travessias mundiais e muitas histórias para contar – leia em breve na Revista Náutica –, este tarimbado comandante de 51 anos ganhou apoio integral do grupo Gamesa e está preparando barco, corpo e mente para mais este desafio, que, segundo ele, será o mais importante de sua carreira.


Mark ganhou ainda mais notoriedade quando, em 2007, abandonou a regata “The Velux 5 Oceans” , em que tinha reais chances de vencer, para socorrer seu concorrente Alex Thompson, que teve seu  veleiro naufragado durante uma tormenta em uma das pernas da regata.


Não por este feito, mas coincidentemente após tê-lo realizado, recebeu de sua Majestade, a Rainha da Inglaterra, a comenda OBE (Officer of The British Empire), condecoração das mais distintas por serviços prestados ao seu país. Merecido, diante dos tantos feitos deste velejador ao mundo náutico.


Boa sorte ao Mike em seu desafio na Vendée Globe. A largada está marcada para o sábado, dia 10 de novembro de 2 012, de Les Sables d´Olone, França, onde, aproximadamente três meses depois, deve chegar o vencedor.