Após ser revista, norma para construção de barcos já está em vigor

Fonte: Revista Náutica Online

Apresentada no Rio Boat Show pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), engenheiro Jorge Nasseh, a nova edição da Norma ABNT NBR-14574, que regulamenta a construção de barcos no Brasil, entrou em vigor no último dia 16. Vários itens sofreram modificações em relação à norma anterior, mas três pontos merecem destaque:


Identificação do barco

O Número de Identificação do Barco (NIC) ou Hull Identification Number (HIN) vem impresso no gelcoat na popa do barco do lado de boreste, a 100 milímetros da interseção do espelho de popa com o costado e a 100 milímetros de altura da interseção da linha da borda com o espelho de popa. O número é uma combinação alfanumérica (ver NBR14574), que identifica o país de origem, o construtor, o modelo e a data de fabricação.

Medição do barco

A norma padroniza a medição do comprimento do barco, boca, calado e pontal. Agora vai ser possível, com certeza, saber qual o "tamanho do barco". Estas medidas, junto com as características de motorização, volumes dos tanques e peso da embarcação (deslocamento) devem estar informadas no manual do proprietário e no certificado de propriedade.

Exigências em língua portuguesa

De acordo com a ABNT, o manual do proprietário tem que estar em português, mas pode haver versões em uma segunda língua. Os sinais e avisos de perigo e alerta dentro do barco (casa de máquinas e sistema de combustível), bem como a placa do construtor requerida pela NORMAM, também precisam estar escritas em português.

“A norma NBR assegura a qualidade mínima e segurança nas embarcações construídas no Brasil, da mesma forma que temos a norma da CE, na Europa, e da ABYC, nos Estados Unidos”, fala Nasseh, que integra o Comitê Brasileiro de Navios, Embarcações e Tecnologia Marítima da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).