Velejador solitário sueco é resgatado após quase três meses a deriva no mar

Fonte: Blog Sobre as águas

Stig Lundvall, de 66 anos, um experiente velejador sueco, foi resgatado nesta quarta-feira (18) depois de passar 11 semanas à deriva no oceano. Depois que o mastro de seu veleiro quebrou durante uma tempestade no Oceano Índico, Stig ficou derivando no oceano, esperando encalhar em terra ou encontrar ajuda.



Ontem, a 400 km da costa leste da África do Sul, ele usou o último foguete sinalizador que tinha a bordo para chamar a atenção de um navio cargueiro grego que passava pela região. Alguns dos tripulantes no navio viram o sinalizador e também o barco, pouco antes que a noite caísse. Os gregos disseram a um jornal sueco que, à noite, foi bastante difícil encontrar o sueco, que usou outros sinalizadores de mão para mostrar sua localização.

O cargueiro grego Proteus, de 225 metros de comprimento, estava passando pela região, levando uma carga da Índia para a Argentina. "O náufrago (sic) está em boa saúde, mas totalmente exausto, ele está dormindo agora", explicou o comandante do Proteus ao jornal sueco Expressen.Se via operador de rádio.

Stig deveria ter feito contato com familiares e parentes em fevereiro. Os amigos chegaram a espalhar mensagens de busca na comunidade de velejadores e pela internet, mas Stig Lundvall, que ficou um total de 81 dias à deriva, chegou a ser declarado oficialmente desaparecido. "Nós estamos surpresos e muito contentes de que ele esteja vivo", declarou um amigo, que disse também não duvidar de que Stig retome o projeto de dar a volta ao mundo sozinho. "Velejar é sua maior paixão na vida", completou.