Marinha do Brasil apoia a regata Volvo Ocean Race em SC

Fonte: Nomar online

 

marinhavolvo

 

A Marinha do Brasil tem contribuído para a segurança da navegação da regata “Volvo Ocean Race”, mundialmente considerada a Fórmula 1 da vela e que figura entre os eventos “Top10” do universo esportivo. A corrida teve início em outubro de 2011, em Alicante (Espanha), e terminará em julho de 2012, em Galway (Irlanda). As edições anteriores que visitaram o Brasil tiveram como anfitriã a cidade do Rio de Janeiro (RJ). Este ano, a cidade de Itajaí (SC) teve a oportunidade de ser a única escolhida na América do Sul, entre tantas outras fortes candidatas a recepcionar os barcos, equipes e Tripulantes após a difícil travessia do Cabo Horn. Com o propósito de apoiar a regata, o Comando do 5º Distrito Naval, por intermédio da Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) e suas Delegacias subordinadas, contribuiu com a segurança da navegação durante a abertura oficial da Parada da “Volvo Ocean Race”, no dia 4 de abril, que contou com a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, e também na chegada das embarcações no dia 6 de abril.
Ao todo, serão navegadas mais de 39 mil milhas náuticas nos diferentes mares do mundo, passando por Cape Town, Abu Dhabi, Sanya, Auckland, Cabo Horn, Itajaí, Miami, Lisboa e Lorient.
O Rebocador de Alto-Mar “Tritão” e seis lanchas da Marinha do Brasil recepcionaram o Fita Azul da 5ª etapa Auckland-Itajaí (equipe PUMA) e foram fundamentais para manter um perímetro seguro para a aproximação dos veleiros até a Vila da Regata, na margem direita do Rio Itajaí-Açu.