Capitania dos Portos do Paraná resgata pescadores à deriva

Fonte: Marinha do Brasil

Ocupantes de um barco de pesca que estava à deriva na Baía de Paranaguá, no Paraná, foram resgatados, na noite do dia 4 de março, por militares da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR). O pedido de socorro chegou por meio de um telefonema da esposa de um dos quatro ocupantes do barco “Barbaridade III”. Ela relatou que os amigos, todos empresários em Curitiba, haviam saído para pescar, quando o barco teve problemas no motor.

A bordo da Lancha “Robalo”, o Primeiro-Tenente Borba e os Sargentos Nonato, Marroque e Wenderson enfrentaram o mar revolto e condições climáticas desfavoráveis para conduzir a operação. Com ajuda de boias e coletes salva-vidas, os militares lançaram-se ao mar e conseguiram trazer os pescadores um a um para bordo da lancha da Capitania. Após atestar que todos estavam em bom estado de saúde, a CPPR os conduziu até a marina, localizada no município vizinho de Pontal do Paraná, onde estavam seus pertences.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra José Henrique Corbage Rabello, ressaltou que enquanto recebiam as primeiras informações sobre o evento, os militares de plantão, na sede da CPPR, mantiveram contato com a marina, onde o barco é associado. “Importante destacar o comprometimento e a experiência de navegação na região da nossa tripulação, fomentada pelo incremento das ações de Inspeção Naval, mormente por ocasião da “Operação Verão”, comentou o Comandante Rabello.