Governo do PR libera uso de represas para campeonatos de vela

Fonte: Governo do Paraná

Na manhã desta quarta-feira (07.03) uma reunião na sede da Sanepar em Curitiba confirmou um evento de apresentação de esportes aquáticos para a Represa do Passaúna no dia 17 de março, atendendo uma solicitação dos desportistas que culminou na aprovação da lei 17.048/2012 que permite o uso das represas de propriedade do Estado para esportes que não utilizem propulsão com motores de combustão de hidrocarbonetos (gasolina, diesel, querosene, e outros menos utilizados).

Representantes da Secretaria do Esporte do Paraná, Sanepar, IAP, Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba e Araucária, além da Federação Paranaense de Canoagem fizeram uma avaliação das condições que a Represa do Passaúna apresenta para receber um evento demonstrativo.


As necessidades começaram a aparecer: melhoria no acesso, banheiros, água, direcionamento de trânsito, segurança, limpeza e atendimento das normas ambientais. Na reunião ficou decidido que toda organização do evento é responsabilidade da Secretaria do Esporte do Paraná, e que a Secretaria Municipal será parceira para viabilizar parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a implantação de banheiros químicos, limpeza e adequação da estrada de acesso, com a Secretaria Municipal de Trânsito, Guarda Municipal e Secretaria de Saúde.


De acordo com o Diretor Geral da Secretaria do Esporte do Paraná, Rudimar Fedrigo, o evento tem o objetivo de disseminar a liberação das represas para a prática de esportes aquáticos desde que não utilizem combustão: “Há um pedido do Governador para realizarmos esse evento de apresentação. Já visitamos o local e mesmo com as necessidades faremos uma bela festa.”


A Federação Paranaense de Canoagem fará uma divulgação para atrair praticantes e a Secretaria do Esporte também busca parceria com Federações de vela e remo. A Sanepar vai organizar uma bicicletada para atrair ciclistas e fará a distribuição de água e material de divulgação no local.