Telefónica usa ‘sabor brasileiro’ para liderar a Volvo Ocean Race 2011/2012

 

Campeão da última edição, brasileiro Horácio Carabelli é diretor técnico do time espanhol


Por ZDL Comunicação

Itajaí (SC) -
Vencedor das três primeiras pernas da VOR , o Telefónica, da Espanha, mostra entrosamento dentro e fora da água. Durante as travessias, o comando é do medalhista olímpico espanhol Íker Martinez. Em terra, quem manda é o uruguaio naturalizado brasileiro Horácio Carabelli.
Ele é o diretor técnico do veleiro azul, uma das funções mais importantes da equipe. Por isso, ganhou o título de pai do Telefónica. Veterano de duas voltas ao mundo e campeão na última edição, ele atribui o sucesso com os espanhóis à união do grupo e ao investimento na campanha. O time conta, por exemplo, projeto do projetista argentino Juan K, idealizador dos últimos dois barcos vencedores da regata (ABN Amro e Ericson 4).


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Horácio e Íker


"Começa-se a vencer a competição antes de largar. É só observar as equipes ganhadoras das ultimas edições", diz o brasileiro, lembrando que ABN Amro e Ericson 4 tiveram dois anos de preparação antes do início da volta ao mundo. "A liderança na regata é a combinação de vários fatores. Nós tivemos o privilégio de começar a trabalhar muito cedo. Contamos com uma equipe de projeto vencedora e altamente competitiva. Construímos o barco com os melhores do mercado. E ainda trouxemos na bagagem a vitória da ultima edição. Temos que somar a isso uma equipe competente e com muita vontade de Vencer. O Íker é um vencedor e transmite isso ao resto do time. Esta equipe não quer deixar esta oportunidade passar. Até o momento, temos velejado muito bem nas pernas offshore, que valem mais pontos e são justamente as etapas que priorizamos", completou Carabelli.

Apesar da liderança, Carabelli reforça a necessidade de atenção dos espanhóis. "Temos ainda pela frente mais seis etapas, e cada uma delas com seus próprios desafios. Esta é uma regata muito dura que cobra muito da equipe e do material. E com certeza, esta é uma edição muito competitiva e não poderemos relaxar ate Galway", enfatiza o diretor técnico do Telefónica.
Pai do barco espanhol -
A importância do cargo de pai do Telefónica enche Horácio Carabelli de orgulho e o motiva a buscar a excelência. Em terra, o velejador, que também é projetista, se divide dando dicas à tripulação e resolvendo todas as pendências para colocar o veleiro 100% na água. "Sem dúvida esse titulo muito me honra, mas é importante salientar que desenvolver e construir um barco como este, para uma regata desta magnitude, é um trabalho de equipe que exige muito sacrifício e dedicação, e tenho a sorte de contar com pessoas competentes", explica.
Ritmo acelerado das obras em Itajaí -
As obras da Vila da Regata de Itajaí seguem em ritmo acelerado e a expectativa do Comitê Central Organizador é de que o trabalho esteja pronto no final do mês. A preparação para receber o asfalto teve início no dia 10 de janeiro e a aplicação da pavimentação começou no dia 30. Ao todo, uma área de 30 metros de largura por 240 metros de comprimento já foi asfaltada. A obra já usou 855 toneladas de asfalto, um quinto do que deve ser necessário para a conclusão das obras.
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Municipais, outra etapa dos trabalhos também já começou, com a colocação da iluminação na Vila da Regata. Os equipamentos necessários para a montagem do local começam a chegar em março. Os containers com estandes de patrocinadores e da organização, além do material dos participantes, devem chegar a Itajaí a partir da primeira semana de março. Junto com eles também devem desembarcar as equipes de montagem e os times de apoio em terra de cada um dos barcos.

A regata -
A parada brasileira, em Itajaí, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da VOR. As equipes percorrerão 12.417 quilômetros (6705 milhas náuticas) - o maior trecho da competição - para chegar à costa catarinense.
A vila da regata de Itajaí será aberta no dia 4 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22, em direção a Miami.