Match Race: Regata nos EUA coloca últimas 3 vagas olímpicas em disputa. Brasil tem chances

Fonte: Blog Sobre as Águas

Nesta quinta-feira começa no Brasil a Seletiva Olímpica Nacional, que vai definir os nomes brasileiros na Olimpíada de Londres, daqui a seis meses. Mas três classes ainda não sabem nem se vão conseguir vaga para Londres: Match Race Feminino, 49er e 470 masculino. São as classes em que o Brasil ainda não conseguiu se classificar. Apenas 25% das vagas sobraram, e os brasileiros vão disputá-las em três competições este ano: o Mundial de 49er (em maio, na Croácia), o Mundial de 470 (em maio, na Espanha) e a Seletiva Olímpica de Match Race, que começa nesta quinta e termina no domingo, em Miami.

O primeiro desses eventos é a seletiva do Match Race Feminino. Nove tripulações, de três meninas cada, disputam as três vagas remanescentes. As brasileiras Renata Decnop, Larissa Juk e Gabriela Sá foram o melhor time nacional na Miami Olympic Classes Regatta, semana passada, e se classificaram para disputar a vaga olímpica. Caso elas consigam a vaga olímpica, não haverá qualquer seletiva com outras brasileiras, é só treinar e carimbar o passaporte.

As chances de classificação agora são reais. Elas ocupam a 21a. posição no ranking mundial de Match Race. Entre as nove equipes que estarão em Miami, três estão melhores classificadas que elas: Espanha (8º), Finlândia (9º) e Alemanha (20º). Falei com a Larissa ontem e as brasileiras estão ansiosas, mas muito animadas e confiantes de que vão conseguir terminar entre as três primeiras.

O formato do campeonato será o seguinte: primeiro, um round robin simples, de todas contra todas. As quatro piores são desclassificadas e as cinco restantes disputam um round robin duplo (duas regatas contra cada adversária). Uma será cortada e as quatro restante se enfrentam para determinar as três classificadas e a primeira reserva.

As nove equipes que disputam as três vagas remanescentes são:

ARGENTINA - Martina Silva, Ana Lucía Silva, María Trinidad Silva (ISAF Ranking = 29)

BRASIL - Renata Decnop, Gabriela Nicolino, Larissa Juk (21)

CANADÁ - Sharon Ferris-Choat, Caroline Kaars Sijpesteijn , Joanne Prokop (36)

CHINA - Ru Wang, Li Xiaoni, Pan Ting Ting (32)

DINAMARCA - Lotte Meldgaard Pedersen, Susanne Boidin, Tina Schmidt Gramkov (30)

FINLÂNDIA - Silja Lehtinen, Mikaela Wulff, Silja Kanerva (9)

ALEMANHA - Silke Hahlbrock, Anke Lukosch, Maren Hahlbrock (20)

ESLOVÊNIA - Vesna Dekleva Paoli, Katarina Kersevan, Lena Koter (24)

ESPANHA - Tamara Echegoyen, Angela Pumariega, Sofía Toro (8)