Investec Leal foio vencedor no tempo real Rolex Sydney Hobart 2011

Por Regattanews.com - foto Daniel Foster

Uma audiência de três horas no Royal Yacht Club da Tasmania julgou a favor do barco Investec Loyal (AUS) o protesto apresentado pelo Comitê de Regata, que argumentava no dia anterior o barco de Anthony Bell poderia ter recebido ajuda externa que lhe favoreceu sua vitória no tempo real da regata. No entanto a equipe australiana foi oficialmente proclamada ganhadora no tempo real da Rolex Sydney Hobart 2011.

SYHO11ka_10784

Em uma cerimônia no Constitution Dock de Hobart, o proprietário e timoneiro do Investec Loyal, Anthony Bell, recebeu o troféu JH Illingworth e o Rolex Yacht-Master em reconhecimento por sua vitória. Os prêmios foram entregues por Garry Linacre (comodoro do CYCA) e Damon Thomas (prefeito de Hobart).

19826_0_2_photo_SYHO11df_2482

“É um alívio termos chegado a este ponto”, reconheceu Bell ao receber os prêmios. “Em todo esporte existem regras, e para nós não foi uma situação agradável passarmos por isto, mas creio que agora não paira qualquer duvida”. “Temos chegado segundos por atrás do Wild Oats muitas vezes”, continua o timoneiro. “No ano passado foi assim e de novo na regata Hamilton Island. Para nós, a vitória foi contra um prognóstico…No entanto ainda estou esperando que um de meus tripulantes me desperte para dizer-me que está na hora meu quarto!”.

SYHO11ka_10783

Bell explicou que devido uma comunicação originada de seu barco acabou provocando o protesto do Comitê de Regata. O seu tático Michael Coxon pergunto ao piloto do helicóptero da organização se o veleiro Wild Oats XI se a vela maior estava içada. Coxon é o diretor executivo da North Sails Australiana, e devido aos fortes ventos da primeira noite da regata, ficou preocupado pela vela mestra do Wild Oats XI, fabricada com novo sistema 3Di, e é considerada a vela deste tipo mais cara do mundo. “Uma das coisas que levaram em conta para a decisão foi a pergunta feita por Michael Coxon ao helicóptero que não indicava nenhuma vantagem para nosso barco”, concluiu o comandante.

SYHO11ka_10781