Mundial de Perth: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan sobem duas posições

Fonte: Final Comunicação

Nesta sexta, 16, com a realização das regatas de número 7 e 8, as brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan subiram mais duas posições na classificação provisória do Mundial de Perth, que acontece na Austrália. As velejadoras, que estão enfrentando algumas dificuldades desde o primeiro dia de campeonato, passaram para a 28ª posição dentre 48 embarcações.

 

Apesar da melhora, Fernandinha e Ana ainda se mantém distante do objetivo almejado para a competição: conquistar uma vaga para a classe 470 Feminina brasileira para os próximos Jogos Olímpicos. Para isso, as atletas deveriam classificar o país entre os treze primeiros colocados no evento. A vaga, no entanto, pode estar sendo garantida por outra dupla brasileira no Mundial: Martine Grael e Isabel Swan, que aparecem hoje na 8ª posição. Em 2008 Isabel conquistou a primeira medalha brasileira feminina em uma Olimpíada atuando como proeira de Fernanda Oliveira.

Já entre as primeiras colocadas apenas uma grande mudança. As holandesas Lisa Wesrerhof e Lobke Berkhout despencaram do terceiro para o 11º lugar, dando espaço para Gil Cohen e Vered Buskila, de Israel. Enquanto isso, as espanholas Tara Pacheco e Berta Betanzos seguiram na liderança, com 13 pontos de diferença das segundas colocadas, as japonesas Ai Kondo e Wakato Tabata. A grande disputa entre as velejadoras se explica principalmente pela importância do Mundial. O evento definirá cerca de 75% das vagas para os Jogos de Londres 2012.

Para amanhã, sábado, estão previstas as duas provas finais da classe no Mundial, que selecionarão o grupo para a Medal Race. A chamada prova da medalha, que conta apenas com as dez primeiras tripulações de cada classe, será realizada no domingo, dia 17.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan contam com o patrocínio de Sul America, Olympikus, Bradesco e CPFL.