Barco fantasma encontrado no Pará é veleiro de competição australiano

Fonte: Blog Sobre as águas

 

O veleiro que chegou velejando sozinho à costa do Pará e foi encontrado por pescadores na última segunda-feira é o brainchild.org.au, veleiro de competição abandonado no meio de uma regata no dia 25 de outubro. O veleiro de 21 pés (6,5 metros) era tripulado apenas pelo skipper Scott Cavanough, que tentava ser o primeiro australiano a vencer a Mini-Transat, regata em solitário da França até o Brasil. Scott foi obrigado a abandonar seu barco pouco depois de largar para a segunda e última etapa da regata, da ilha da Madeira até Salvador, na Bahia. O australiano precisou ser socorrido no meio do Atlântico depois de um acidente com o mastro, que provocou danos também à proa do veleiro.

Apesar de todas as avarias, e de ter sido abandonado sem velas, o brainchild.org.au conseguiu completar sozinho a travessia. Bom, quase. Em vez de chegar em Salvador, ele acabou sendo encontrado perto da Ilha do Machadinho, ao norte do arquipélago de Marajó, onde foi encontrado por pescadores.

Segundo o site "Diário On Line", que noticiou a descoberta do veleiro, nesta segunda (dia 12), a embarcação foi encontrada vazia, sem nenhum equipamento a bordo. A Capitania dos Portos abriu um inquérito administrativo, cujo resultado deve sair em 90 dias.