Início da Grande Final tem Red Bull na liderança do Extreme Sailing Series

Fonte: Excom Comunicação

A etapa final do Extreme Sailing Series 2011 começou sob o visual deslumbrante do Singapore Flyer, cenário que também já serviu à Fórmula 1. Dez equipes correram nesse local, cuja frota contou com a volta à competição dos suíços do Team TILT, liderado por Alex Schneiter, e do Team Extreme – the first club, encabeçado por Sébastien Col - novo na categoria.

Singapore1

 

 

O time de Roman Hagara, o Red Bull Extreme Sailing, foi quem teve o melhor desempenho nas duas primeiras corridas antes de uma tempestade atingir as provas. “Tivemos bons começos de prova e não cometemos muitos erros. Posso dizer que foi um dia perfeito; na podíamos ter ido melhor”, disse o capitão. O time de Hagara não conseguia pódio desde a terceira colocação, ainda na etapa de abertura, em Omã. “É bem positivo termos conseguido esse pódio. Na etapa de Nice estivemos perto, mas demos azar e ficamos de fora. Nessa etapa, nos recuperamos”, comemorou.

Sem surpresa foi a disputa entre a Luna Rosa e a Groupe Edmond de Rothschild, que estão firmes na disputa pelo campeonato. “Sabemos que nesta altura não podemos errar em nada, então temos que manter o foco em nós mesmos, pois temos consciência que a Luna Rosa tem chance de nos alcançar, por isso nosso objetivo é nos manter sempre na ponta”, disse Thierry Fouchier, da equipe francesa. Após cinco corridas, a equipe italiana está na segunda colocação com 39 pontos, dois a frente do Groupe Edmond de Rothschild.

Singapore2

Apesar da forte tempestade, os ventos estiveram bons, embora tenham proporcionado mudanças em alguns times mais que em outros. “Nós tivemos um dia um pouco complicado. Toda vez que cruzamos a linha final, estávamos em um lugar errado”, confessou o capitão da Emirates Team New Zealand, Dean Barker, que não competia com a equipe completa desde a segunda etapa, na China. O time neozelandês está na quarta posição, a frente da OIman Air.

Singapore3

Team GAC Pindar pode ficar fora da disputa pelos primeiros lugares, porém o britânico Ian Williams recentemente conquistou o ISAF World Match Race Tour. “É minha primeira vez aqui nesse circuito e tivemos um bom desempenho. Correr em Singapura é um desafio pessoal que nos servirá de termômetro para o próximo ano”.

Extreme Sailing Series 9 Etapa Final, Singapura. Classificação após cinco corridas (7.12.11)
Posicão / Equipe / Pontos

1- Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Matt Adams / Craig Monk 45 pontos
2- Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 39 pontos
3- Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 37 pontos
4- Emirates Team New Zealand (NZL), Dean Barker / Glenn Ashby / James Dagg / Jeremy Lomas 29 pontos
5- Oman Air (OMA), Chris Draper / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 27 pontos
6- Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Mark Bulkeley / Andrew Walsh / Matt Cornwell 22 pontos
7- The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 22 pontos
8- Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 21 points
9- Team TILT (SUI), Alex Schneiter / Charles Favre / Arnaud Psarofaghis / Nicolas Heintz 18 pontos
10- Team Extreme - the first club™ (FRA), Sébastien Col / Jean-Christophe Mourniac / Franck Citeau / Christophe André 15 pontos