Mundial de Perth: Fernada Oliveira e Ana Barbachan Rumo a Australia

Fonte: Final Comunicação

O sonho começa em Perth! Este é o slogan do Mundial de Perth 2011, evento do ano mais esperado da vela mundial, que terá início no próximo dia 3 de dezembro na Austrália. Com mais de mil e duzentos velejadores inscritos, o campeonato definirá cerca de 75% das vagas para os Jogos Olímpicos de 2012.

Integrante da Equipe Brasileira de Vela da Confederação Brasileira de Vela e Motor, CBVM, a dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan representará o Brasil na competição. As atletas, que trabalham juntas desde 2008, tentarão garantir uma vaga para o país na classe 470 Feminina. Para isso, as velejadoras deverão manter a bandeira verde e amarela entre a dos treze primeiros países colocados na classificação geral do Mundial.

“A expectativa é de um evento bem difícil, pois serão mais de 30 países na disputa. Todas as tripulações devem estar bem treinadas e isso eleva o nível do Mundial como um todo!”, comentou Fernanda, medalhista olímpica em Pequim.

Para dar o primeiro passo em direção às Olimpíadas, com a conquista da vaga brasileira nos Jogos, Fernandinha e Ana vêm trabalhando focadas. Recentemente, se dedicaram a exaustivas temporadas de treino no Rio de Janeiro, local com condições semelhante as da competição em Perth.

“Os treinos em Búzios foram bem importantes! Estamos mais acostumadas a velejar no Rio Guaíba (em Porto Alegre, RS), bem diferente em termos de ondulação. Lá em Búzios treinamos vários dias com vento forte e “mar grosso”, o que certamente nos deixa um pouco mais a vontade neste tipo de condição, que devemos encontrar também na Austrália”, explicou Fernanda, 14 vezes campeã brasileira.

O embarque das atletas rumo à Perth acontecerá neste domingo, dia 27. Já a cerimônia de abertura do Mundial está programada para o dia 2 de dezembro e o início das regatas da 470 Feminina para o dia 12, o que dará uns dias extras para as velejadoras na raia do evento.

“Será um evento provavelmente de vento mais forte o que acaba sendo bem cansativo para todas...Nos preparamos bastante, e ainda teremos alguns dias lá antes da competição que serão fundamentais para o ajuste final e escolha de velas a serem usadas”, concluiu Fernanda.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan contam com o patrocínio de Sul America, Olympikus, Bradesco e CPFL.

Obs: Foto em anexo. Divulgação.