Superkite Brasil 2011 começa hoje no Ceará

Fonte: Revista Náutica

Começa hoje e segue até domingo, dia 6, o Superkite Brasil 2011, no litoral cearense, um evento internacional com competições nas modalidades Freestyle (manobras aéreas) e Race (regata). A novidade deste ano é o Surf Jam, uma prova inédita que promoverá um encontro entre atletas renomados em busca da melhor performance no Wave Strapless (manobras nas ondas e com prancha sem alça). As competições do Freestyle e Race serão realizadas na Praia do Cumbuco, a 30 quilômetros de Fortaleza, e o Surf Jam, no Pico das Almas. A expectativa é que mais de cem kitesurfistas participem do evento.

 

O Superkite Brasil 2011 começa com o campeonato cearense Free For Kite de Freestyle, com disputa nas categorias masculina e feminina. O dia será também dedicado aos treinos dos atletas que vão disputar a modalidade Freestyle Internacional. A expectativa é que os cearenses Eudazio Bezerra, Evandro Silva, Tomas Teixeira Gomes e Carlos Madson Monteiro, que estão liderando o ranking brasileiro deste ano, entrem na disputa pelo título e dêem um show de manobras nas águas da Praia do Cumbuco.

Amanhã (quarta-feira) é dia da final do campeonato cearense, e os dois primeiros lugares ganham o direito a uma vaga na prova do Freestyle Internacional, que começa na quinta-feira. O dia também promete um show de cores no Pico das Almas, com os renomados atletas nacionais e internacionais treinando para o Surf Jam.

Prova inédita no mundo, o Surf Jam reunirá, na sexta-feira, os precursores e ícones do freesurf mundial, numa disputa descontraída em busca pela melhor performance nas ondas. “O Superkite criou, neste ano, um novo padrão de evento trazido pelo Maurício Abreu, um dos precursores do kite no mundo. Pela primeira vez acontece o Surf Jam e é um orgulho ter o Cumbuco, praia conhecida como Havaí do KiteSurf, recebendo este evento, que será referência mundial”, diz Beto Ary, presidente da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC).

Ao todo, 24 convidados participam do Surf Jam. Entre os internacionais estão o australiano Ben Wilson, atleta que surfou a maior onda do kitesurf do mundo em Fiji este ano, e os californianos Ian Alldredge e Patrick Rebstock. Os brasileiros também prometem surpresas nas ondas. O carioca Bruno Bordovsky, radicado no Ceará, é atual líder do ranking do brasileiro 2011 e um grande nome para o título do Surf Jam, bem como o paulista Guilly Brandão, tricampeão mundial de wakesurf, que acaba de trazer para o Brasil o terceiro lugar do Professional World Tour do Peru. A revelação do wave no Ceará é Artur dos Santos, “Bodinho” da Taíba. Ele foi campeão cearense de wave este ano e tem chamado atenção dos atletas com seus aéreos, 360 graus e puro surf.

Já as provas de Race, com categoria mista, começam no sábado, dia 5, e têm como diretor de prova o norte-americano Alex Aguera. Entre os brasileiros confirmados, que lideram o ranking nacional de 2011, estão os paraibanos Wilson Veloso "Bodete", Ricardo Dutra e George Feitosa, o paulista Victor Adamo "Pimpolho" e o baiano Roberto Veiga "Pulga".

As disputas finais do Freestyle e Race acontecem no domingo. Os critérios de avaliação destas competições adiantam as novas normas internacionais, que serão usadas pela Professional Kiteboard Riders Association (PKRA) a partir de 2012, uma oportunidade para os atletas que querem se preparar para as regras oficiais do circuito mundial do próximo ano.

O Superkite Brasil 2011 conta com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Turismo. O apoio técnico é da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC).