Marinha participa do planejamento para a entrada do casco da Petrobras “P-58” no Rio Grande

Fonte: Nomar Online

No dia 11 de outubro, após um cuidadoso planejamento elaborado pela empresa GL Noble Denton e Praticagem da Barra, sob orientação da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS), foi realizada a manobra de entrada, no Porto do Rio Grande (RS), do casco do futuro Floating Production Storage and Offloading (FPSO) “PETROBRAS 58”.


Os cuidados na preparação da manobra foram necessários devido às grandes dimensões da embarcação, seu calado aéreo de aproximadamente 63,5 metros e a existência de linhas de transmissão de energia sobre o canal do porto, o que obrigou a plataforma trafegar por fora do canal dragado.


Adicionalmente, foi necessário realizar medições batimétricas em determinados trechos do trajeto planejado para a P-58, a fim de garantir que a manobra fosse realizada dentro dos padrões de segurança desejados.

Após concluída a sua construção, em junho de 2013, a P-58 atuará no processamento do óleo oriundo de águas profundas do pré-sal, no campo de Baleia Azul, no complexo do Parque das Baleias, no Espírito Santo