Equipe do Brasil viaja com chances reais de medalhas em todas as classes

Fonte: Blog Sobre as Águas, Antonio Alonso

Os velejadores brasileiros embarcaram nesta segunda-feira (10) para a disputa dos Jogos Pan-Americanos com o objetivo de subir ao pódio em todas as classes. A vela nacional terá a chance de contribuir com nove medalhas no quadro geral da competição continental (Hobie Cat 16, J24, Laser, Laser Radial, Lightning, Snipe, Sunfish, RS:X masculino e feminino).

Para se adaptar à raia com ventos fracos e calor intenso em Puerto Vallarta (300 quilômetros de Guadalajara), a equipe brasileira de vela fará cinco dias de aclimatação. As regatas começam na próxima segunda-feira(17) e vão até o dia 24.

"O objetivo é sempre a medalha, não importando a cor, pois isso já é difícil o suficiente. Sendo assim, da equipe que está indo ao Pan, nossa expectativa é melhor possível. Apostamos em oito medalhas. As mais esperadas, pois nada é garantido no esporte, são do Snipe e J24", revelou a chefe da equipe Martha Rocha.

Em 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou medalhas em todas as classes, exceto na Hobie Cat 16 por desclassificação. Foram três de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Os velejadores brasileiros contarão com uma equipe multidisciplinar em Puerto Vallarta. O argentino Flávio Naveira será consultor de regras. Paulo Lemos ficará responsável pelo suporte de equipamentos e a meteorologista será Silvia Santos da Marinha do Brasil. O Brasil conta com três técnicos: Bruno Di Bernardi (Laser, Laser Radial e Sunfish) Eduardo Melchert (Snipe, J24 e Lightining) e Fernando Pasqualin (RS:X masculino e feminino e HC16).

"Nosso trabalho é garantir o melhor atendimento e apoio aos atletas brasileiros, para que todos se concentrem em um bom desempenho. O corpo técnico é bem experiente e todos são muito profissionais, o que agrega muito ao time. Tenho certeza que faremos nosso melhor no Pan", disse Martha Rocha.

Velejadores brasileiros no Pan

Hobie Cat 16:

Bernardo Arndt e Bruno Oliveira

J24:

Maurício Santa Cruz, Alexandre Saldanha, Daniel Santiago e Guilherme Hamelmann

Laser:

Bruno Fontes

Laser Radial:

Adriana Kostiw

Lightning:

Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Marcelo Batista

Snipe:

Alexandre Tinoco e Gabriel Borges

Sunfish:

Matheus Dellagnelo

RS:X masculino:

Ricardo Winicki

RS:X feminina:

Patrícia Freitas