Barco pesqueiro bate em lancha de passageiros em Rio Grande

Fonte: Zero Hora

Um barco pesqueiro bateu em uma lancha de passageiros que realizava a travessia entre São José do Norte e Rio Grande, no sul do Estado. O acidente ocorreu na manhã deste sábado, no canal Miguel da Cunha, na Lagoa dos Patos.

A Lancha Mara havia saído da hidroviária de São José do Norte às 9h30min. Quando faltavam cerca de cinco minutos para concluir o trajeto, que leva cerca de 30 minutos, a embarcação de passageiros foi atingida na lateral esquerda pelo pesqueiro Rosa do Mar, de São José do Norte. A colisão entre as embarcações aconteceu próximo do Porto Velho de Rio Grande, em frente ao cais de atracação das balsas que transportam veículos entre os dois municípios.

No momento do abalroamento, cerca de 60 passageiros estavam na lancha Mara, que tem capacidade para 113 pessoas, sendo 110 passageiros e três integrantes de tripulação — que realizam os serviços de pilotagem e atracação do barco.

— Os passageiros que estavam no lado atingido perceberam que o pesqueiro vinha na nossa direção. Tentamos desviar ao máximo. Como as pessoas viram que o barco ia nos atingir, correram para o outro lado da lancha. Por isso, ninguém se machucou. Cerca de três minutos antes esse mesmo barco já tinha quase batido em um rebocador — conta Ubirajara Costa, mestre da Lancha Mara.

No canal Miguel da Cunha, a velocidade máxima permitida para as embarcações é de 5 milhas, cerca de 8 km/h. A embarcação Rosa do Mar foi apreendida pela Capitania dos Portos e está atracada em Rio Grande. Um inquérito será aberto para apurar as circunstâncias do acidente.