Cirurgia de emergência tira capitão do Sanya de etapa inicial da Volvo Ocean Race

 

Da Redação da www.nautica.com.br
Com informações da assessoria do evento

Foto: Paul Todd / Volvo Ocean Race
Neozelandês sentiu fortes dores de estômago durante o vôo para Alicante

Em meio a uma crise de apendicite, Mike Sanderson, capitão do Team Sanya, foi levado às pressas para o hospital na noite da última terça-feira, e submetido a uma operação de emergência. Como, em geral, os pacientes que passam por esse tipo de cirurgia precisam de duas semanas para se recuperar, o velejador deve ficar fora da etapa de qualificação, que aconterce em pouco mais de uma semana, a partir do próximo dia 7.

Vencedor da Volvo Ocean Race 2005-06, Sanderson disse, no leito do hospital em Alicante (Espanha), porto inicial da VOR, que suas chances de participação nessa etapa são remotas. "Mas eu tenho toda a confiança nos caras e eles podem assumir a etapa sem problema", confia o capitão, que ontem receberia alta do hospital.

No entanto, garantiu sua presença na Volvo propriamente dita: "Eu sou apoiado por uma grande equipe e estou seguro de que tudo vai progredir como o planejado e que estarei em grande forma quando voltar a trabalhar".

O neozelandês de 40 anos, considerado um dos melhores iatistas do mundo, sentiu fortes dores de estômago durante o vôo para Alicante, mas já havia passado mal enquanto navegava em um outro barco no início da semana, na França. "Foi incrivelmente doloroso e eu não sei como consegui fazer a viagem de volta, da França para a Espanha. Acho que foi o instinto natural", acrescentou.

"Não há nenhuma chance dele faltar na regata, no final do mês", disse um porta-voz da equipe Sanya, o barco chinês da Volvo Ocean Race.

A etapa de 600 milhas de qualificação acontece ao longo de três dias, a partir do dia 7. Depois, a primeira regata in-port da Volvo Ocean Race será dia 29 e a volta ao mundo, partindo de Alicante com a primeira perna para a Cidade do Cabo, na África, larga dia 5 de novembro.