Transat 6,5 larga na França e Kan Chuh é o único brasileiro na competição

 

Da redação da www.nautica.com.br

Foto: Divulgação
79 barcos largaram de La Rochelle, na França

Os 79 skippers que participam da Transat 6,5 2011 largaram neste domingo da Charente-Maritime, em La Rochelle, na França. A regata se resume em: um homem, um barco, um oceano. O veleiro utilizado na regata é um Mini 6,50, um monocasco de seis metros e meio, sem assistência ou comunicação exterior, que nasceu para padronizar os barcos que faziam a travessia do Atlântico, da Europa para o Caribe, em solitário.

Na prova, que foi criada em 1977 pelo inglês Bob Salmon, os velejadores enfrentam um percurso de 4.200 milhas náuticas (quase 7.800km), da França, com escala em Funchal, na Ilha da Madeira, e depois os barcos seguem direto para a Bahia, no Brasil.

Neste ano um único brasileiro participa da regata em solitário, o corajoso velejador sino-baiano Kan Chuh, vem de uma vitória emocionante na Mini-Fastnet ao lado do francês Xavier Macaire. Os dois venceram a regata no barco do brasileiro, o Vmax, na classe Série, em junho deste ano. Agora Kan Chuh enfrenta o desafio sozinho em seu pequeno veleiro de 21 pés.

No primeiro resultado que saiu esta manhã, Kan Chuh ocupava o último lugar da classe Série, os três primeiros lugares da classe são ocupados por barcos franceses, Renaud Chavarria é o primeiro colocado, Hugo Lavayssiere o segundo e Pierre Brasseur o terceiro.

Na classe Protótipos o suíço Etienne David está na frente, em seguida vem o alemão Jorg Riechers e em terceiro está o fançês Lucas Montagne. A regata segue rumo a Funchal, na Ilha da Madeira.

Para acompanhar o desempenho dos velejadores é só acessar o site oficial da competição www.charentemaritime-bahia.transat650.net.