Começa 23ª edição da Refeno no Cabanga Iate Clube

Fonte: assessoria Refeno


Sob olhares atentos de centenas de pessoas que compareceram ao Marco Zero, na tarde deste sábado, foi dada a partida da XXIII Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha, a Refeno 2011. Várias autoridades estiveram no espaço vip do Cabanga.

Ao todo foram três tiros de partida, iniciando pontualmente os procedimentos ao meio-dia. O primeiro grupo foi dos monocascos até 40 pés; o segundo foram os monocascos acima de 40 pés e em seguida os multicascos. A expectativa é de que o fita azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) esteja em Fernando de Noronha neste domingo à tarde, numa travessia que durará cerca de 22 horas.


Os 60 veleiros, oriundos de 11 estados brasileiros e cinco países (Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha e Irlanda) que iniciaram o percurso de 300 milhas náuticas (545km), distância que separa Recife da ilha irão fazer enfrentar um tempo calmo, com ondas curtas. “As ondas não devem passar de um metro e meio, o vento deve ir de 14 a 16 nós e as pancadas de chuva devem ser esparsas. É essa a previsão. Mas, como estamos falando de tempo, tudo pode mudar amanhã”, afirmou o Comodoro do Cabanga Iate Clube, Carlos Henrique Dantas.

O barco pernambucano Ave Rara, comandado por Gustavo Peixoto, é o grande favorito a ser o Fita Azul e se tornar tricampeão de um dos maiores eventos náuticos da América do Sul. A surpresa da Refeno 2011 pode ficar por conta do veleiro Índigo, comandado pelo medalhista olímpico Torben Grael. Tudo vai depender das condições do vento.


São 600 velejadores divididos em 12 classes: RGSA, RGSB, RGSC, Aço, Bico-de-proa, Aberta A, Aberta B, Orc, Multicasco A, Multicasco B, Multicasco C e Multicasco D.


“A partida aconteceu sem nenhum problema, totalmente segura. Foi uma sintonia perfeita entre os tripulantes dos barcos e o público. Agora é esperar e ver quem vai ser o Fita Azul e os vencedores de cada classe. A cerimônia de premiação vai ser uma grande festa em Noronha no dia 28”, enfatizou o diretor da Refeno, Marcos Medeiros. Os interessados em acompanhar esta aventura, podem conferir em tempo real através do site

www.refeno.com.br
.