Duas vitórias seguidas e The Wave impressiona no Extreme Sailing Series

Fonte: Excom

Foi um inacreditável final de corrida na sexta etapa, após 34 corridas. A The Wave, Muscat conseguiu 283 pontos (11 pontos por corrida vencida) e terminou 9 pontos acima do Groupe Edmond de Rothschild, com  274 e da Oman Air, que teve Ben Ainslie estreando na competição e conseguiu 266,5. A italiana Luna Rossa ficou 3,5 pontos atrás da equipe de Ainslie e 3 pontos a frente da Red Bull Extreme Sailing. A compensação para a Luna Rossa é que o resultado elevou a equipe para o topo da classificação geral da competição, 1 ponto acima da Groupe Edmond de Rothschild.

 

110918EX40Trapani004copy_lowres

As oitos corridas do último dia foram responsáveis pelos melhores momentos da sexta etapa, com ventos de 17 nós e finalizando as manobras em frente aos espectadores, que aplaudiram muitos os competidores a poucos metros. O ponto alto veio no final da quarta corrida quando o Bull Extreme Sailing, Groupe Edmond de Rothschild e a Luna Rossa disputaram a linha de chegada na briga pela liderança.

Na corrida do dobro de pontos, quatro barcos estavam com chances de conseguir vitória, pois apenas 8,5 pontos separaram a The Wave, Muscat; Groupe Edmond de Rothschild e Oman Air . Luna Rossa, estava atrás 14,5 pontos, mas matematicamente era possível conseguir o topo. Ao final, a Red Bull Extreme Sailing saiu vitoriosa, mas o time de Leigh McMillans manteve a calma para terminar em segundo e conquistar a vitória da etapa. ”Tivemos dias muito difíceis aqui. Tentamos buscar boas corridas diariamente e estávamos animados para vencer em Trapani. Achava que a vitória iria para a Alinghi ou Oman Air, que estavam em um rimo muito bom, mas administramos nossos adversários”, disse McMillans.

Groupe Edmond de Rothschild estava com dificuldades na primeira metade da etapa, mas, aos poucos encontrou seu caminho. “Estou muito feliz, muito mais que em Cowes, onde também fizemos um bom trabalho. Mas ainda temos que melhorar” disse o arqueiro Hervé Cunningham. “Seria mais fácil se tivéssemos começado a corrida e permanecido no topo da classificação desde o primeiro dia, mas não aconteceu. Estamos muito felizes de termos conquistado a segunda colocação final. O nível da frota continua alto, por isso devemos manter o foco e velejar o melhor que podemos" completou.

110918EX40Trapani008copy_lowres

Ben Ainslie, no comando da Oman Air, mais uma vez demonstrou quão rápido é ao manusear os barcos. Apenas uma partida ruim na corrida final fez a equipe perder pontos. “Estou muito animado. Temos muitos detalhes para acertar e eu estou aprendendo muito com os deslizes. Os rapazes são incríveis. Foi ótimo terminar na terceira colocação no meu primeiro evento”.

Para os italianos da Luna Rossa, favoritos da multidão e de especialistas nesta etapa, Trapani foi não do jeito que o capitão esperava. Max Sirena lamentou “Vamos analisar o que deu errado nessa semana para que possamos melhorar”. Na penúltima colocação, a equipe Alinghi, que liderou os dois primeiros dias de corrida, envolveu-se em uma colisão com a GAC Pindar, o que resultou em sérios problemas com a popa. Para a equipe de Tanguy Cariou foi dada uma compensação, e eles mantiveram a sexta posição.

O Extreme Sailing Series, pelo segundo ano seguido, foi muito bem recebido  na cidade siciliana de Trapani. Aproximadamente 35 mil pessoas estiveram presentes, sendo que muitos aproveitaram as atrações noturnas. A próxima parada da competição será em Nice, França, onde, de 28 de setembro a 2 de outubro, acontece a sétima etapa da competição.

110918EX40Trapani010copy_lowres


Extreme Sailing Series – Sexta etapa em Trapani
Classificação após 34 corridas (18.9.11)
Posição / Equipe / Pontos

1- The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 283 pontos
2- Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 274 pontos
3- Oman Air (OMA), Ben Ainslie / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 266.5 pontos
4- Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 263 pontos
5- Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Matt Adams / Craig Monk 260 pontos
6- Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 256.9 pontos
7- Emirates Team New Zealand (NZL), Adam Beashel / Jeremy Lomas / Richard Meacham / Rob Waddell 206.5 pontos
8- Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Pierluigi De Felice / Andrew Walsh / Ed Smyth 171 pontos
9- Niceforyou (ITA), Alberto Barovier / Stefano Rizzi / Lorenzo Mazza / Simone de Mari 161 pontos
10- Team Extreme ‘Sailing Seacily’ (EUR), Sebbe Godefroid / Patrick Demesmaeker / Jan Coppens / Vince Thery 145 pontos

Extreme Sailing Series 2011
Classificação após 6 Etapas


Posição / Equipe / Pontos

1- Luna Rossa 51 points
2- Groupe Edmond de Rothschild 50 pontos
3- The Wave, Muscat 49 pontos
4- Emirates Team New Zealand 49 pontos
5- Red Bull Extreme Sailing 43 pontos
6- Alinghi 39 pontos
7- Artemis Racing 38 pontos
8- Oman Air 31 pontos
9- Team GAC Pindar 17 pontos
10- Niceforyou 15 pontos
11- Team Extreme 13 pontos