Primeiros dois dias de Extreme Sailing Series em Trapani são emocionantes

Extreme -  assessoria Excom

O campeão olímpico Ben Ainslie teve um ótimo começo na sexta etapa do Extreme Sailing Series, vencendo duas corridas no dia de abertura em Trapani (Sicília). A bordo da Oman Air pela primeira vez na categoria, Ainslie esteve treinando alguns dias antes das competições. "Estou muito animado por estar nessa corrida, desenvolvendo uma nova habilidade. Mas temos conhecimento que precisamos melhorar", disse Ainslie. A equipe do britânico foi vítima de duas penalidades por estar a frente da linha de partida no início das corridas 2 e 4. "Foi um bom dia para nós, embora estivéssemos inconstante. Apesar de tudo, a terceira colocação está ótimo", completou Ainslie.

trapani1

Ao final do dia, a experiência dos suíços da Alinghi, chefiados por Tanguy Cariou, foi responsável por colocá-los na primeira posição depois de cinco corridas. "Foi um excelente dia para nós, em que tivemos boa velocidade. Foi muito complicado devido às mudanças do vento, mas estamos felizes. Já navegamos em condições difíceis, mas em mar aberto temos mais espaço e condições de luz que nos permitem encontrar bons ângulos. Os próximos dias serão mais difícieis, pois todo mundo vai aprender, e ainda temos quatro dias de competição", disse Cariou.

Três diferentes equipes venceram no primeiro dia de competição. A Team Extreme Sailing Seacily, da mesma maneira que muitas equipes, teve um dia de altos e baixos e terminou na oitava colocação.  Porém, a mais constante foi a The Wave Muscat, que não terminou nenhuma corrida abaixo da sexta colocação.  "A estratégia foi não ficar estressado com as posições ruins e focar nas corridas seguintes", afirmou Leigh McMillan, capitão da equipe. Com os resultados, a The Wave Muscat terminou na segunda posição.

trapani2

Já o segundo dia da sexta etapa do Extreme Sailing Series trouxe condições fantásticas para a navegação, com brizas acima de 20 nós. A corrida foi muito disputada, sendo que a Alinghi comandou a classificação, terminando o dia no topo da tabela. O time Luna Rossa entrou forte na competição e conseguiu vencer duas corridas e chegar outras três em segundo. "No final do dia estávamos cansado, mas muito feliz porque navegamos muito melhor e mais rápido hoje depois que fizemos alguns ajustes no barco. Foi nosso melhor dia. Nós sabemos que vamos fazer muitas corridas ainda. Estamos realmente felizes com a nossa posição, mas o jogo está começando a ficar difícil", disse Sirena. Alberto Barovier e sua tripulação da Niceforyou mostraram progresso ao alcançarem um 2 º lugar e dois 3 º lugares.

A corrida começou com ventos em torno dos 10 nós que foram aumentando a tarde para, em média, 25. O quase capotamento da The Wave Muscat, na sexta corrida, indicaram que os velejadores estavam competindo no limite. Os ventos permitiram que as equipes chegassem a velocidades superiores a 20-22 nós. A equipe dos franceses Groupe Edmond de Rothschild, comandada por Pierre Pennec, também teve um bom dia, terminando em 4 º lugar geral: "Hoje foi muito melhor do que ontem", disse  Hervé Cunningham. "Foi um grande dia para velejar - maré intensa, boa brisa e sol, foi perfeito! Tivemos resultados mais consistentes hoje, embora estejamos atrás dos líderes", comentou ele.

A Emirates Team New Zealand lutou para se familiarizar com o barco em condições exigentes como em Cowes, mas os quarto e quinto lugares de hoje servirão de incentivo para a equipe. Campeão Mundial, o britânico Ian Williams Racer, capitão da Team GAC Pindar, também lutou, mas um problema na penúltima corrida o forçou a se retirar. "Nós não tivemos muito tempo para treinos e ainda dois membros da equipe são novatos, porém fomos felizes na corrida final e pegamos um terceiro lugar",afirmouou Williams.

Amanhã o jogo muda. Nos próximos três dias as corridas serão abertas ao público que virá a Race Village. As dez equipes competirão no interior do estádio de Trapani, a partir das 15h (hora local). Antes, porém, 50 crianças competirão no Optimist Challeng.


Extreme Sailing Series Sexta etapa em Trapani Classificação final após 11 corridas (15.9.11) Posição / Equipe / pontos

1- Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 98 pontos

2- Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 94 pontos

3- The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 86 pontos

4- Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 81 pontos

5- Oman Air (OMA), Ben Ainslie / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 69.5 pontos

6- Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Matt Adams / Craig Monk 66 pontos

7- Emirates Team New Zealand (NZL), Adam Beashel / Jeremy Lomas / Richard Meacham / Rob Waddell 65.5 pontos

8- Niceforyou (ITA), Alberto Barovier / Stefano Rizzi / Lorenzo Mazza / Simone de Mari 59 pontos

9- Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Pierluigi De Felice / Andrew Walsh / Ed Smyth 52 pontos

10- Team Extreme ‘Sailing Seacily’ (EUR), Sebbe Godefroid / Patrick Demesmaeker / Jan Coppens / Vince Thery 40 pontos.