Mercado do Brasil impulsiona indústria náutica francesa

Fonte: Revista Náutica Online

Durante uma conferência realizada semana passada em Paris, a Federação Francesa das Indústrias Náuticas (FIN) anunciou que novos mercados, como o brasileiro e o chinês, estão conduzindo a indústria náutica daquele país à estabilidade. Representantes da FIN – que tem mais de 600 membros e representa mais de 80% do volume de negócios da indústria náutica francesa – disseram que as perdas em países como Espanha e Escandinávia deixaram cicatrizes duradouras, mas que mercados emergentes como Brasil e China estão gerando negócios para os construtores navais franceses, permitindo a estabilização desde 2010. Eles lembraram que o Rio Boat Show de abril rendeu bons resultados para o setor.



Dois terços dos produtos da indústria náutica francesa são exportados, mas a Federação adverte que os produtores que buscam os novos mercados devem ficar atentos às adaptações necessárias. Sobre os mercados tradicionais, relatórios da FIN apontam que os Estados Unidos e a Itália ainda aguardam a recuperação, enquanto Alemanha e França mostram sinais mais positivos.

Os registros de barcos novos estão crescendo novamente na França, até 2% de 2010 para 2011, em comparação com as quedas de 3,7% em 2009/2010 e de 17,4% em 2008/2009.


Registros de lanchas estão crescendo até cerca de 3%, enquanto os de veleiros permanecem baixos em relação ao ano passado. Já as inscrições de barcos usados aumentaram 4%, enquanto o mercado de motores se mantém estável.