Especialistas vem do Japão e dos EUA para tentar desencalhar o Santa Katarina

Fonte: Zero Hora

Especialistas dos Estados Unidos e do Japão foram chamados para auxiliar na operação de salvatagem do navio panamenho Santa Katarina, e devem chegar a Porto Alegre dentro de dois dias, segundo informações do coordenador de operações da Fertimport, empresa que representa os proprietários do navio.


Foto : Ronaldo Bernardi

Após várias tentativas de desencalhe, inclusive com suporte de rebocadores trazidos de Rio Grande, a embarcação de 189 metros de comprimento por 32 de largura, carregada com 14 mil toneladas de cloreto de potássio, segue imobilizada nas águas do Guaíba desde sexta-feira.


Um novo plano de manobra, a ser definido pela empresa seguradora, deve ser colocado em prática até o final da semana.

— A retirada de parte da carga do navio para o desencalhe é uma possibilidade, mas tudo isso vai ser avaliado pelos peritos — informou Jarbas Garcia.

A embarcação saiu de Hamburgo, na Alemanha, e encalhou próximo à Ilha do Pavão quando estava em vias de atracar no Cais Navegantes. Segundo a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), nem o navio nem as manobras de tentativa de desencalhe atrapalham as operações no Porto de Porto Alegre.