Grande final na quinta etapa do Extreme Sailing Series

De william Saab - Excom

Uma semana de ventos fortes e muita adrenalina - a 5° etapa do Extreme Sailing Series na Aberdeen Asset Management Cowes Week mostrou alguns dos mais próximos e intensos circuitos já vistos, perante uma das maiores multidões já registradas no evento. O time vencedor foi The Wave, Muscat, comandado por Leigh McMillan, representante da Grã-Bretanha que ganhou, em Pequim 2008, na classe olímpica Tornado. Esta foi a 1ª etapa que a equipe Omã ganhou neste ano.

EX40_Cowes_2

Um drama esteve presente nos 6 dias de corrida devido à grande colisão entre as equipes  Artemis Racing e Edmond Groupe de Rothschild no 2° dia, infelizmente acabando com a  corrida para a equipe sueca;  o velejador John Pink da Aberdeen Asset Management capotou no  terceiro dia por causa das condições de tempo e acabou quebrando o mastro; na habitual corrida, juntaram-se duas equipes de Malta e Reino Unido e o britânico campeão de windsurf Guy Cribb Windsurf, que desafiou equipes para um teste de velocidade. Pela 1° vez na história do  circuito, um dia de corridas foi totalmente cancelado devido ao vento excessivo e as condições de mar.

Para os 48 velejadores de 15 países, a 5° etapa  terminou na sexta-feira de uma forma mais amena com 10-15 nós para as 11 equipes do Extreme Sailing Series, mas com uma maré de 3 para 4  nós, testando a destreza  tática de cada equipe. Incrivelmente, considerando o grande cronograma de corrida, o resultado mais uma vez, ficou para a última corrida com a equipe The Wave, Muscat tendo que terminar até em 6º lugar do  2° colocado, Luna Rossa. Alta tensão para os fãs assistindo também, mas o craque ex-Tornado impôs seu caminho até a frota e, apesar de Luna Rossa estar uma perna à frente no momento, o 4° lugar de The Wave, Muscat foi suficiente para garantir sua vitória.

EX40_Cowes_1

O capitão Leigh McMillan ficou encantado: "É a nossa 1° vitória real na turnê mundial - um resultado impressionante para nós. Foi muito apertado: Luna Rossa estava em nosso caminho todos os dias e no final eles estavam tentando fechar-nos em cada começo, mas eu realmente não quero ficar muito envolvido nesse tipo de jogo, porque podemos sempre voltar depois e fazer um mau começo”.

Apesar da sexta colocação na corrida final, a Alinghi conseguiu colocação para o pódio pela primeira vez na temporada de 2011.

A maré de até 3 nós e o vento mais leve do que a maioria dos dias desta regata, mostrou-se altamente desafiador para os competidores que tentavam ficar de fora da maré,  ziguezagueando curtamente até a costa no Egypt Point a poucos metros da multidão.

Mas o pior incidente do dia aconteceu no início da 5°corrida, quando Groupe Edmond de Rothschild conseguiu colidir com a Luna Rossa quebrando parte do equipamento do time francês . Até o momento a equipe Pierre Pennec foi a mais cobrada, pois havia vencido duas corridas na sexta. Em vez disso, por conta do incidente, teve que se retirar das últimas 4 competições. Luna Rossa tendo na tripulação Paul Campbell-James afirmou: "Foi um grande dia, exceto pelos 2 acidentes. Eles tentaram desviar o mastro da vela grande e, consequentemente, quebrou-o. Grande respeito para os meninos da The Wave porque eles fizeram um trabalho fantástico nesta regata. " 

Uma multidão estimada em mais de 72.500 visitou o Extreme Sailing Race Village Series no Egypt Point, lotando a praia e a orla. Pela 1° vez esta semana o Extreme Sailing Series foi transmitido ao vivo todos os dias para fãs ao redor do mundo, utilizando 2 níveis de produção: uma câmera multi-output LiveTV com gráficos e comentários integral por três dias e uma webcam nos dias restantes, permitindo que os organizadores oferecessem uma saída on-line dentro das limitações orçamentais.

Na primeira metade do circuito de 2011, o ato n º 5, mais uma vez, mostrou por que o Extreme Sailing Series é considerado a destaque na semana de Cowes. O publico re torna ano a ano às arquibancadas no Race Village Extreme 40, que hoje hospeda a final do evento Extreme Fireworks Party.

A próxima parada é a 6ª etapa em Trapani, na Sicília, de 16 a 18 de setembro, precedido de 2 dias de corridas em mar aberto.


Classificação geral depois de 30 corridas (12.8.11)

Posição / Equipe / Pontos

1º - The Wave, Muscat (OMA), 236 pontos

2º - Luna Rossa (ITA), 228.8 pontos

3º - Alinghi (SUI), 214 pontos

4º - Red Bull Extreme Sailing (AUT), 188 pontos

5º - Oman Air (OMA), 179 pontos

6º - Team GAC Pindar (GBR), 160 pontos

7º - Emirates Team New Zealand (NZL), 139 pontos

8º - Groupe Edmond de Rothschild (FRA), 135 pontos

9º - Niceforyou (ITA), 132 pontos

10º - Aberdeen Asset Management (GBR), 126 pontos

11º - Team Extreme (EUR), 71 pontos

12º - Artemis Racing (SWE), 23 pontos


Extreme Sailing Series 2011

Classificação geral após 5 Atos

Posição / Equipe / Pontos


1º - Emirates Team New Zealand, 44 pontos

2º - Luna Rossa, 43 pontos

3º - Groupe Edmond de Rothschild, 40 pontos

4º - Artemis Racing, 38 pontos

5º - The Wave, Muscat ,38 pontos

6º - Red Bull Extreme Sailing, 36 pontos

7º - Alinghi, 33 pontos

8º - Oman Air, 22 pontos

9º - Team GAC Pindar, 13 pontos

10º - Niceforyou 12, pontos

11º - Team Extreme, 11 pontos