Virada do Aberdeen Asset Management no Extreme Sailing Series

Foi mais um dia cheio de ação e competição no Extreme Sailing Series. Após a colisão, no segundo dia de competição, entre Artemis Racing e Groupe Edmond de Rothschild, no terceiro dia as condições dos ventos permaneceram as mesmas e na última corrida do dia os ventos de 20-25 nós levaram os velejadores a condições extremas.

A equipe britânica Aberdeen Asset Management, capitaneada por John Pink, estava navegando a favor do vento quando foi prensada pelas equipes Niceforyou e Red Bull Extreme Sailing. O arco curvou de maneira rápida e atingiu a equipe britânica que, sem espaço para manobra, quase virou verticalmente. John Pink disse “Sentimos como se estivéssemos no controle e ficamos mais rápido do que nos outros dias. Descemos todos próximos uns aos outros. A brisa nos amontoou e não tivemos mais para onde ir. Os quatro velejadores (John Pink, Rick Peacock, Gregory Homann, John Gimson) penduraram-se no tampolim, evitando acidentes e ferimentos. Os velejadores olímpicos da categoria 49r Pink e Peacock vinham tendo um bom desempenho nos últimos 3 dias, ficando no pódio duas vezes nesta segunda. Pink disse “Estamos muito felizes. Vamos trabalhar duro nesta noite para por o barco em condições de competição amanhã”

Mais uma vez, as equipes foram divididas em grupos para competir no apertado circuito, no entanto, a Artemis Racing foi desclassificada pela colisão do dia anterior. Na primeira corrida, liderou Leigh McMillan, com a The Wave, Muscat, que trabalhou juntamente com a tripulação testando as condições de vento, o que os deixou a frente de John Pink, da Aberdeen Asset Management. Na segunda corrida, foi a Oman Air que ficou frente de Ian Williams do Team GAC Pindar, após uma batalha disputada. Na terceira, os franceses do Groupe Edmond de Rothschild estavam de volta à corrida e o capitão Pierre Pennec ficou a frente dos italianos da Niceforyou. Team GAC Pindar e Luna Rossa também venceram as corridas seguintes da mesma forma que Leigh McMillan, que teve sua segunda vitória. Após 3 dias e 16 corridas, Luna Rosa aponta como líder, seguida do Groupe Edmond de Rothschild, que teve as corridas perdidas compensadas.

Extreme Sailing Series Quinta etapa no Aberdeen Asset Management Cowes Week
Classificação geral após 16 corridas, 3º dia (8.8.11)

Posição / Equipe / Capitão e tripulação / Pontos

1- Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 74 pts
2- Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 73.4 pts*
3- The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 68 pts
4- Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Mischa Heemskerk / Andrew Walsh / Jono Macbeth 57 pts
5- Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Will Howden / Luke Cross 52 pts
6- Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 51 pts
7- Oman Air (OMA), Sidney Gavignet / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 46 pts
8- Niceforyou (ITA), Alberto Barovier / Stefano Rizzi / Daniele de Luca / Simone de Mari 35 pts
9- Emirates Team New Zealand (NZL), Adam Beashel / Richard Meacham / Andrew McLean / Chris Ward 35 pts
10- Aberdeen Asset Management (GBR), John Pink / Rick Peacock / Greg Homann / John Gimson 31 pts
11- Artemis Racing (SWE), Santiago Lange / Andy Fethers / Michele Ivaldi / Phil Jameson 21 pts
12- Team Extreme (EUR), Roland Gaebler / Nahid Gaebler / Benedikt Wenk / Dan Morris 16 pts

*Corrida compensada