Mundial de Lightning terminou nesta sexta-feira. Equipe do Brasil foi vice
Competição reuniu 30 barcos no litoral fluminense. Equipe do Chile foi a campeã, mas brasileiros de duas gerações se destacaram
Por Flávio Perez - ZDL (SP)
São Paulo (SP) - O Mundial de Lightning terminou nesta sexta-feira (29) em Búzios (RJ) e o título ficou com os chilenos Tito Gonzalez, Diego Gonzalez e Cristian Sanhueza. Os velejadores confirmaram o favoritismo na categoria e segundo os adversários, eles estão "sobrando".
Entretanto, as tripulações brasileiras se aproximaram do nível da equipe dos Andes, seis vezes campeã do evento. O País contou com três times entre os dez primeiros do campeonato.
"Será muito difícil vencer os chilenos comandados pelo Tito Gonzalez em 2011. O time está entrosado e o nível técnico, por enquanto, está um pouco acima dos demais. A aposta brasileira será a experiência do time de Cláudio Biekarck e a juventude e habilidade dos comandados por Thomas Sumner", contou John Bennett, organizador do Mundial de Lightning.
Os primeiros que podem tirar a hegemonia dos chilenos, ainda neste ano, são Cláudio Biekarck, Gunner Ficker e Marcelo Batista da Silva. Os vice-campeões mundiais já projetam a próxima disputa, a chamada revanche, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.
Para o próximo Mundial de Lightning, em 2013 na Itália, o Brasil poderá contar também com a força de Thomas Sumner, Felipe Brito, Fillipi Gil, quem ficaram com o bronze em Búzios.
"A nossa nova geração já apresenta resultados positivos, principalmente com Thomas Sumner. Falta muito pouco para um título mundial na categoria principal. Eles irão carregar a classe Lightning no Brasil", revelou John Bennett.
Velejadores aprovam Búzios - Durante os seis dias de competições do Mundial de Búzios, a média de ventos foi de 13 nós. As provas também foram marcadas por muitas ondas. Apesar disso, as condições climáticas favoreceram os velejadores, que puderam também curtir o sol no litoral fluminense.
"O local é perfeito para uma competição de vela com ventos e sol todos os dias. Após as regatas, o Iate Clube Armação de Búzios e as badaladas ruas da cidade ficaram lotadas de competidores de nove países", revelou John Bennett.
Neste sexta, os campeões não correram e os vencedores da única regata do dia foram Thomas Sumner, Felipe Brito, Fillipi Gil.
Resultado final do Mundial de Lightning:
1°- Tito Gonzalez/Diego Gonzalez/ Cristian Sanhueza (Chile) - 20 pontos perdidos (3+3+6+2+3+1+1+1+DNS)
2°- Claus Biekarck/ Gunner Ficker/ Marcelo Batista da Silva (Brasil) - 24 (6+4+1+4+2+4+2+5+2)
3°- Thomas Sumner/Felipe Brito/Fillipi Gil (Brasil) - 26 (7+12+5+1+1+2+3+6+1)
4°- David Starck/Jody Starck/Ian Jones (EUA) - 27 (1+14+2+3+5+3+8+2+3)