Chilenos vencem Mundial de Lightning por antecipação
Equipe de Tito Gonzalez venceu as duas regatas desta quinta-feira em Búzios e ficou com o título
Por Flávio Perez - ZDL (SP)
São Paulo (SP) - O Mundial de Lightning disputado em Búzios (RJ) está decidido. Os chilenos Tito Gonzalez, Diego Gonzalez e Cristian Sanhueza confirmaram o favoritismo e venceram as duas regatas desta quinta-feira (28). Eles nem precisam disputar a última regata do calendário para ficar com o ouro. A vantagem para os brasileiros Cláudio Biekarck, Gunner Ficker e Marcelo Batista da Silva subiu para oito pontos. Matematicamente, com os critérios de descarte, os chilenos não podem mais ser alcançados.
"Nossa tripulação fez um campeonato de recuperação. Não começamos como queríamos as primeiras regatas, mas depois a adaptação foi rápida às condições de Búzios. O fato positivo é que velejamos com velocidade", comemorou Tito Gonzalez.
As regatas desta quinta-feira registraram ventos variando de 12 a 14 nós e bastante onda no litoral fluminense. A competição reúne 30 barcos de nove países.
A campanha dos chilenos foi bastante regular. Em apenas uma regata das oito corridas, a tripulação não ficou entre os primeiros. O comandante Tito Gonzalez quer levar a sorte e o entrosamento para o México, em outubro, e trazer o bi dos Jogos Pan-Americanos.
"Vamos defender o título conquistado no Rio de Janeiro, mas será difícil. A disputa será acirrada com a equipe do Cláudio Biekarck e com os norte-americanos. Todos estão preparados e podem vencer", disse o chileno Tito Gonzalez.
A equipe do Chile também venceu o Sul-Americano de Lightning, disputado em Búzios na semana passada.
Revanche no Pan - Atual medalhista de bronze dos Jogos Pan-Americanos, a equipe de Cláudio Biekarck ocupa a segunda posição no Mundial de Lightning. A tripulação voltará para a água nesta sexta-feira (29) apenas para defender a colocação. O foco, entretanto, passa a ser o México.
"Nossa tripulação não correu os últimos eventos internacionais. Velejamos o Pan de 2007 no Rio de Janeiro e um campeonato no exterior antes dos Jogos. De lá pra cá, só competições locais. Mesmo assim, nós vamos para o Pan de Guadalajara pensando em ser campeões", justificou Biekarck.
Resultados - após oito regatas e um descarte:
1°- Tito Gonzalez/Diego Gonzalez/ Cristian Sanhueza (Chile) - 14 pontos perdidos (3+3+6+2+3+1+1+1)
2°- Claus Biekarck/ Gunner Ficker/ Marcelo Batista da Silva (Brasil) - 22 (6+4+1+4+2+4+2+5)
3°- David Starck/Jody Starck/Ian Jones (EUA) - 24 (1+14+2+3+5+3+8+2)
4°- Thomas Sumner/Felipe Brito/Fillipi Gil (Brasil) - 25 (7+12+5+1+1+2+3+6)