Chilenos vencem Mundial de Lightning por antecipação

 

Equipe de Tito Gonzalez venceu as duas regatas desta quinta-feira em Búzios e ficou com o título

Por Flávio Perez - ZDL (SP)

São Paulo (SP) - O Mundial de Lightning disputado em Búzios (RJ) está decidido. Os chilenos Tito Gonzalez, Diego Gonzalez e Cristian Sanhueza confirmaram o favoritismo e venceram as duas regatas desta quinta-feira (28). Eles nem precisam disputar a última regata do calendário para ficar com o ouro. A vantagem para os brasileiros Cláudio Biekarck, Gunner Ficker e Marcelo Batista da Silva subiu para oito pontos. Matematicamente, com os critérios de descarte, os chilenos não podem mais ser alcançados.

Mundial_Lightning

"Nossa tripulação fez um campeonato de recuperação. Não começamos como queríamos as primeiras regatas, mas depois a adaptação foi rápida às condições de Búzios. O fato positivo é que velejamos com velocidade", comemorou Tito Gonzalez.

As regatas desta quinta-feira registraram ventos variando de 12 a 14 nós e bastante onda no litoral fluminense. A competição reúne 30 barcos de nove países.


A campanha dos chilenos foi bastante regular. Em apenas uma regata das oito corridas, a tripulação não ficou entre os primeiros. O comandante Tito Gonzalez quer levar a sorte e o entrosamento para o México, em outubro, e trazer o bi dos Jogos Pan-Americanos.


"Vamos defender o título conquistado no Rio de Janeiro, mas será difícil. A disputa será acirrada com a equipe do Cláudio Biekarck e com os norte-americanos. Todos estão preparados e podem vencer", disse o chileno Tito Gonzalez.


A equipe do Chile também venceu o Sul-Americano de Lightning, disputado em Búzios na semana passada.


Revanche no Pan -
Atual medalhista de bronze dos Jogos Pan-Americanos, a equipe de Cláudio Biekarck ocupa a segunda posição no Mundial de Lightning. A tripulação voltará para a água nesta sexta-feira (29) apenas para defender a colocação. O foco, entretanto, passa a ser o México.

"Nossa tripulação não correu os últimos eventos internacionais. Velejamos o Pan de 2007 no Rio de Janeiro e um campeonato no exterior antes dos Jogos. De lá pra cá, só competições locais. Mesmo assim, nós vamos para o Pan de Guadalajara pensando em ser campeões", justificou Biekarck.


Resultados - após oito regatas e um descarte:

1°- Tito Gonzalez/Diego Gonzalez/ Cristian Sanhueza (Chile) - 14 pontos perdidos (3+3+6+2+3+1+1+1)
2°- Claus Biekarck/ Gunner Ficker/ Marcelo Batista da Silva (Brasil) - 22 (6+4+1+4+2+4+2+5)
3°- David Starck/Jody Starck/Ian Jones (EUA) - 24 (1+14+2+3+5+3+8+2)
4°- Thomas Sumner/Felipe Brito/Fillipi Gil (Brasil) - 25 (7+12+5+1+1+2+3+6)