Fernanda Oliveira e Ana Barbachan garantem lugar no pódio do Europeu


Marianna Ritter - Sport Final


Chegou ao fim nesta quinta-feira, 14, a primeira etapa do Campeonato Europeu da classe 470 ou Open Europeans Helsinki, na Finlândia. Apesar da previsão de pouco vento, ele apareceu com média intensidade e permitiu a realização sem problemas da última regata que faltava para fechar fase classificatória da competição.

Fernanda-Ana


Na classe das brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, a 470 Feminina, não ocorreram mudanças na classificação das líderes. Com mais um bom desempenho, as atletas mantiveram a segunda posição, abrindo uma distância de doze pontos das terceiras colocadas, as dinamarquesas Henriette Koch e Lene Sommer. A liderança seguiu com a dupla espanhola Tara Pacheco e Berta Betanzos. “O dia foi novamente bom. Conseguimos manter a nossa colocação e garantir um lugar no pódio”, disse Fernanda Oliveira, medalhista olímpica em Pequim.
Amanhã, sexta-feira, acontecerá a Medal Race, com apenas os dez primeiros colocados de cada classe. Com peso duplo ela que definirá os vencedores do campeonato. Com a combinação de resultados obtidos até agora, Fernandinha e Ana podem terminar com o título do evento, assim como podem cair para a terceira posição. De qualquer forma, as brasileiras se manterão entre as três principais tripulações da categoria, que conta com 43 embarcações inscritas.
“Estamos bem felizes com o nosso desempenho aqui. Conseguimos evoluir dentro de várias regatas e isso é muito importante. Mostramos capacidade de reação. Hoje, por exemplo, não largamos bem, mas fomos melhorando no decorrer da regata”, comentou Fernanda, treze vezes campeã brasileira e da pré-olímpica.
Esta edição do Campeonato Europeu foi marcada pelas constantes variações nas condições climáticas e pelo grande número de inscritos. Mais de mil velejadores participam do evento, que neste ano serve como seletiva para a formação da equipe de alguns países para as próximas olimpíadas.