Lars e Torben Grael participam da 1ª Regata de Veleiros Clássicos

 

Lars Grael garante presença o evento e se diz empolgado para velejar com seu Marga em Angra


Fonte: www.nautica.com.br

Da assessoria

Foto: Divulgação
Regata de veleiros clássicos reúne apaixonados por essas embarcações
De 29 de abril a 1 de maio, as cristalinas águas de Angra dos Reis, receberão os belos veleiros clássicos que participarão da 1ª Regata de Veleiros Clássicos – Etapa Angra dos Reis. A largada será em frente ao Resort Novo Frade (que também servirá de sede dos veleiros) e, entre os velejadores que já confirmaram presença, Lars Grael, que competirá com o Marga

"Sinto que esta regata em Angra está mobilizando a todos de uma maneira nunca vista anteriormente. Ela se soma à Regata de Clássicos de Búzios e à tradicional Regata Preben Schmidt. Trata-se de uma nova tendência na Vela Oceânica de resgatar e restaurar os barcos clássicos e antigos", analisa. Sobre sua participação no evento, diz ele: "Estou muito empolgado. A criação de uma associação de veleiros clássicos vai oferecer aos amantes dos barcos antigos a importância que este tipo de vela merece", diz ele referindo-se à nova associação que está sendo criada por entusiastas do esporte e entidades relacionadas à vela.

Sobre a diferença entre Búzios, local da etapa anterior, Lars afirma que as características mudam, mas o prazer é o mesmo.

"São duas velejadas diferentes. De um modo geral, Búzios tem um regime de ventos e ondas mais fortes, enquanto Angra é mais abrigada e mais calma. Para mim, é sempre um prazer velejar nessa costa maravilhosa que temos no Rio de Janeiro".

Veleiros clássicos - são aqueles em que seus projetos tem mais de trinta anos e esta regata se tornou uma das principais reuniões entre os praticantes e admiradores da cultura náutica no Brasil.

Calendário da vela – O evento já faz parte do calendário oficial da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (Feverj). Serão no máximo 20 veleiros. Entre os nomes de destaque, o Marga de Lars, e o Lady Lou de Torben Grael. A última regata, em Búzios, reuniu experientes velejadores como Torben Grael, Kiko Pelicano entre outros que participam do evento pelo prazer de velejar e reencontrar amigos.

Depois de Búzios, Angra – Após cinco anos de sucesso em Búzios, que tem como sede e co-organização do evento o Icab (Iate Clube Armação de Búzios), a Media Mundi, idealizadora e produtora do projeto, em parceria com a Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (Feverj) decidiram organizar uma nova etapa para os clássicos, confirmando o crescimento do evento como o maior encontro de barcos históricos do Brasil.

Segundo Loic Gosselin, diretor da Media Mundi, a intenção é reunir expoentes da vela em um lugar aprazível e que proporcione uma boa performance aos barcos.

"Esse tipo de evento vem crescendo bastante no país, despertando cada vez mais interesse de velejadores brasileiros, a exemplo do que já vem acontecendo em outros países como Inglaterra, França, EUA e Argentina." Conclui Loic.

Associação Brasileira de Veleiros Clássicos – Os irmãos Grael, além de participarem do evento, estão à frente do projeto de lançamento da ABVC (Associação Brasileira de Veleiros Clássicos), juntamente com Eduardo Hamond Regua, proprietário do veleiro Cairu II. A ideia é de profissionalizar e divulgar, ainda mais, estas embarcações e eventos da categoria.

Cronograma
Sexta-feira - 29/04
Coquetel de abertura do evento

Sábado - 30/04
11h - Reunião dos Comandantes
13h - Primeira Regata
15h30 - Almoço de Confraternização
20h - Reunião da ABVC

Domingo - 01/05
11h - Reunião dos comandantes
13h - Segunda Regata
15h30 - Almoço seguido da premiação
veleiro que lhe foi presenteado por seu irmão, Torben – que também estará na regata. Ele ressalta a importância desse tipo de evento para a náutica brasileira.