Brad Van Liew vence a quarta perna da Velux 5 Oceans
Por Flavio C. D’Almeida
Da redação da www.nautica.com.br
Van Liew (no meio) com sua filha Tate, 9, e o presidente da Velux nos EUA, Tim Miller |
O skipper americano Brad Van Liew, a bordo do Le Pingouin, venceu a quarta e penúltima perna da Velux 5 Oceans. O velejador de 43 anos levou 23 dias, 4 horas e 58 minutos para navegar o trecho de 5700 milhas náuticas (nm) que liga Punta del Este, no Uruguai, e Charleston, nos Estados Unidos. Ele cruzou a linha de chegada ontem (19) às 17h58 no horário de Brasília.
Natural de Charleston, Van Liew foi recebido como um herói em sua chegada. Não à toa. O americano venceu quatro das quatro pernas realizadas até agora. Em depoimento antes do início desta etapa, ele havia dito que tentaria terminar a quarta perna o mais rápido possível, pois quanto mais cedo chegasse, mais tempo teria para passar com sua família.
O canadense Derek Hatfield também cruzou a linha de chegada da quarta perna. Ele chegou a Charleston hoje, 14 horas e 38 minutos depois do líder. Ao vencer o "speed gate" (trecho cronometrado com pontuação bônus) desta quarta perna, Hatfield conseguiu acabar com os 100% de aproveitamento de Van Liew que, além de ter vencido as três primeiras pernas, venceu seus respectivos "speed gate's".
Chris Stanmore-Major, o terceiro colocado, está há 233 nm de Charleston. O polonês Zbigniew Gutkowski, o Gutek, continua parado no Brasil. Ele está em Fortaleza recuperando-se de uma fratura na costela, sofrida em uma queda durante esta quarta perna, e aproveitando para reparar seu barco que, entre outras avarias, tinha quebrado o estai de proa.
A quarta perna largou no dia 27 de março de Punta del Este, no Uruguai, e termina em Charleston, no sul da costa leste dos Estados Unidos. A última perna começa no dia 14 de maio, saindo de Charleston rumo a La Rochelle, na França.
Classificação geral da Velux 5 Oceans (sem os pontos da 4ª perna):
1– Brad Van Liew (EUA), a bordo do Le Pingouin, com 45 pontos
2– Zbigniew Gutwoski (POL), a bordo do Operon Racing, com 35 pontos
3– Derek Hatfield (CAN), a bordo do Active House, com 30 pontos
4– Chris Stanmore-Major (GBR), a bordo do Spartan, com 25 pontos
5– Christophe Bullens (BEL), a bordo do Five Oceans of Smiles, com 7 pontos (abandonou na 2ª perna)
A Velux 5 Oceans é uma regata de volta ao mundo solo, dividida em cinco pernas, a bordo de monocascos da classe Eco 60. Começa e termina em La Rochelle (FRA), parando em Cape Town (AFS), Wellington (NZL), Punta del Este (URU) e Charleston (EUA). A largada foi no dia 17 de outubro de 2010.