Luna Rossa rouba a cena e vence a 2ª etapa do Extreme Sailing Series na China

Por Assessoria de imprensa da  Extreme Sailing

Chegou ao fim a dramática 2ª etapa do Extreme Sailing Series 2011 em Qingdao - sede dos eventos a vela dos Jogos Olímpicos de 2008 - que provou ser o local perfeito para as regatas de "estádio". Após os três primeiros dias, que contaram com tensas colisões e capotagens, tudo indicava que o jogo estaria ganho para a equipe Emirates Team New Zealand, de Dean Barker. No entanto, Max Sirena e sua tripulação a bordo do Luna Rossa soube aproveitar bem os ventos mais leves dos dois últimos dias e conseguiu superar sua antiga rival na America's Cup, tomando dos neozelandeses o lugar mais alto da tabela. O duelo foi tão acirrado que a equipe de Sirena só pode garantir sua vitória na etapa na última regata de pontos duplos.

extremefinal3

Os 11 barcos Extreme 40 competiram em regatas de frota e "match races", no 4º dia de competição na China. O horizonte da cidade de Qingdao, com a icônica escultura da chama vermelha no centro da 4th May Square, serviu como um maravilhoso pano de fundo para um jogo tático mais devagar, porém nada menos intenso nas águas de Fushan Bay. A italiana Luna Rossa soube aproveitar esse novo contexto de regatas com um desempenho magistral e foi o destaque do dia. Quem também teve um bom dia foi a tripulação da equipe suíça Alinghi, que venceu três vezes e igualou, no penúltimo dia, seus pontos aos da Emirates Team New Zealand.

extremefinal2


No último dia, a equipe italiana conseguiu manter a vantagem obtida no
sábado e subiu ao pódio para comemorar o primeiro lugar da etapa. A equipe vencedora, Groupe Edmond de Rothschild, velejou de forma brilhante no domingo e conseguiu garantir o terceiro lugar em Qingdao, apenas oito pontos atrás da Emirates Team New Zealand. Uma das vítimas de capotagem, a Red Bull Extreme Sailing, acabou desapontada depois de ter iniciado a 2ª etapa de forma extraordinária, apesar de ter terminado sua campanha em Qingdao em quarto lugar. Um sentimento parecido foi experimentado pela Alinghi, que iniciou o dia como uma forte concorrente ao pódio, mas terminou em quinto lugar.

extremefinal1


Após o término das duas primeiras etapas da temporada, a consistência da
Groupe Edmond de Rothschild rendeu aos franceses o primeiro lugar geral da série. Já as equipes Emirates Team New Zealand e Luna Rossa trouxeram a rixada America's Cup para o Extreme Sailing Series, e estão empatadas em segundo lugar na tabela geral. É neste clima de rivalidade e imprevistos que as 11 equipes desembarcarão em Istambul, Turquia, para o inicio da 3ª etapa, no dia 25 de Maio.

extremefinal4


Extreme Sailing Series, 2ª. Etapa em Qingdao


Resultado Final após os cinco dias:


1º Luna Rossa (ITA), 227 pontos

2º Emirates Team New Zealand (NZL), 222 pontos
3º Groupe Edmond de Rothschild (FRA), 214 pontos
4º Red Bull Extreme Sailing (AUT), 200 pontos
5º Alinghi (SUI), 198 pontos
6º Artemis Racing (SWE), 174 pontos
7º The Wave, Muscat (OMA), 150 pontos
8º Team Extreme (EUR), 141 pontos
9º Oman Air (OMA), 137 pontos
10º Niceforyou (ITA), 122 pontos
11º Team GAC Pindar (GBR), 64 pontos

Resultado Geral da Extreme Sailing Series 2011:

1º Groupe Edmond de Rothschild, 20 pontos
2º Luna Rossa, 18 pontos
3º Emirates Team New Zealand, 18 pontos
4º Artemis Racing, 16 pontos
5º Red Bull Extreme Sailing, 15 pontos
6º Alinghi, 13 pontos
7º The Wave, Muscat, 10 pontos
8º Team Extreme, 7 pontos
9º Oman Air, 7 pontos
10º Niceforyou, 4 pontos
11º Team GAC Pindar, 2 pontos