É dada a largada para a 2ª Etapa do Extreme Sailing Series em Qingdao

Da assessoria

A dramática paisagem urbana de Qingdao serviu como pano de fundo para o 1º dia da 2ª etapa do circuito mundial do Extreme Sailing Series 2011. O lar da frota Extreme 40 durante os próximos cinco dias será a Baía de Fushan, rodeada pelos arranha-céus dessa enorme cidade industrial, que, além de ser conhecida como “Cidade da Vela”, é o quarto maior porto de manufaturas.

110413_ESS_China_034

Qingdao sediou os eventos de vela dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, além de ter sido porto de parada da Volvo Ocean Race e da Clipper Race. No entanto, o povo local nunca presenciou nada como os veleiros Extreme 40 e, apesar de os dias públicos só começarem na sexta-feira, milhares de pessoas se reuniram ao longo do enorme quebra-mar para ver as equipes competindo em primeira mão.

110413_ESS_China_053

Uma boa brisa de leste, entre 10 e 15 nós, embalou as seis regatas que aconteceram hoje nos percursos de “mar aberto” - localizados suficientemente perto da costa para que os espectadores seguissem o desenrolar da competição. Esta platéia presenciou as equipes lutando por cada centímetro de água, o que resultou em dois pequenos acidentes: o Groupe Edmond de Rothschild colidiu com a equipe Alinghi e o Red Bull Extreme Sailing atingiu o casco do barco Niceforyou.

110413_ESS_China_058

Quem teve o melhor dia e terminou no topo da tabela, com 49 pontos, foi a equipe de Dean Barker, Emirates Team New Zealand, que também conta com a experiência de Glenn Ashby - medalhista de prata na classe Tornado em Qingdao, nas Olímpiadas de 2008. A campanha neozelandesa vem impulsionada pela sua impressionante performance na 1ª etapa em Omã, onde a tripulação de Barker se superou nos últimos dias para acabar no 4º lugar geral.

Santiago Lange, que foi medalhista olímpico de bronze na classe Tornado em Qingdao (2008) e agora substitui Terry Hutchinson como líder da equipe Artemis Racing, levou seu barco ao segundo lugar no final do dia, empatado com The Wave, Muscat e Red Bull Extreme Sailing, com 47 pontos. “Essa foi a primeira vez que velejamos juntos e foi um desafio, pois tenho algumas dificuldades com o idioma no calor da batalha, mas  nós tivemos ótimas condições meteorológicas para Qingdao e eu gostei muito”, comenta Lange.


A equipe suíça Alinghi teve um dia de altos e baixos, chegando primeiro em duas regatas e terminando em 5º lugar. Max Sirena e sua tripulação, a bordo do Luna Rossa, melhoraram na segunda metade do dia e alcançaram o 6º lugar da tabela, 8 pontos a frente dos vencedores da 1ª etapa, Groupe Edmond de Rothschild.

Extreme Sailing Series, 2ª. Etapa em Qingdao

Resultado Final após o 1º dia:

1º   Emirates Team New Zealand (NZL), 49 points
2º   The Wave, Muscat (OMA), 47 points
3º   Red Bull Extreme Sailing (AUT), 47 points
4º   Artemis Racing (SWE), 47 points
5º   Alinghi (SUI), 44 points
6º   Luna Rossa (ITA), 42 points
7º   Groupe Edmond de Rothschild (FRA), 34 points
8º   Niceforyou (ITA), 28 points
9º   Oman Air (OMA), 24 points
10º Team Extreme (EUR), 24 points
11º Team GAC Pindar (GBR), 10 points