Velux 5 Oceans: Gutek quebra costela e ficará em Fortaleza fazendo reparos no barco
Por Flavio C. D'Almeida
Da redação da www.nautica.com.br
O raio-x de Gutek mostra uma costela quebrada e outra trincada |
Foi diagnosticada uma costela fraturada e outra fissurada no skipper polonês Zbigniew ‘Gutek’ Gutkowski. Ele havia parado em Fortaleza no domingo para reparar seu barco e aproveitou para consultar um médico e examinar suas costelas lesionadas em uma queda durante a quarta perna da Velux 5 Oceans.
Gutek foi forçado a realizar a parada técnica depois de uma série de problemas no veleiro Operon Racing, que culminaram na quebra do estai de proa. Ele esperava voltar a navegar amanhã, mas depois de ver as lesões mostradas no raio-x, o médico que o examinou recomendou que ele descansasse nos próximos dias.
"O doutor sugeriu que eu não navegasse sozinho por enquanto, e que em vez disso eu esperasse os ossos se recuperarem pelo menos um pouco. Nunca considerei abandonar a regata. Esta parada vai permitir que os consertos necessários sejam feitos no barco. É melhor esperar do que arriscar minha vida", declarou Gutek.
O polonês de 36 anos aproveitará o tempo no porto para que outros reparos sejam feitos, como na quilha, no gurupés e no alternador. Faltando para ele ainda 3000 milhas náuticas nesta perna da Velux, Gutek declarou que só sairá de Fortaleza quando estiver recuperado, mas espera chegar a Charleston alguns dias antes da largada da quinta e última perna, que acontece no dia 14 de maio.
Clique aqui para acessar o site oficial da Velux 5 Oceans